Vereadores se reúnem com Conselho Tutelar
A Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos se reuniu, na manhã desta quinta-feira, 1, com representantes do Conselho Tutelar e moradores do bairro Belinha Ometto, para discutir sobre o uso de álcool e drogas por crianças e adolescentes na região conhecida como Portelinha, em Limeira. Durante o encontro, as conselheiras informaram que o problema será relatado à Vara da Infância e Juventude de Limeira.
A coordenadora do Conselho Tutelar I, Ludma Pereira Gonçalves de Oliveira, explicou que são recorrentes os chamados para atendimento de adolescentes alcoolizados na Portelinha. Além disso, ela afirmou que há registro de crianças que entram em coma provocado pelo consumo de álcool. Diante da exposição da conselheira, o presidente da Comissão, vereador Wilson Cerqueira (PT), destacou a necessidade de ser realizado um trabalho mais sólido, feito de maneira integrada, para solucionar o problema.
Além da presença do público vulnerável em festas com drogas lícitas e ilícitas, o bairro Belinha Ometto tem sido alvo de uma série de situações de perturbação do sossego e de insegurança, nas proximidades de bares no local. Por este motivo, o colegiado organizou um cronograma de reuniões semanais com órgãos de fiscalização e outros envolvidos com a questão para debater uma ação conjunta. Serão convidados Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Vigilância Sanitária e o Departamento Tributário da Prefeitura.
Os demais membros do colegiado, os parlamentares Dra Mayra Costa (PPS) e André Moisés, também participaram das deliberações desta semana.