Dezembro Vermelho

Cai número de mortes por AIDS em Limeira

Data de publicação: 29/11/2016 11:55 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


O farmacêutico Ézio José de Campos Filho, do Serviço Especializado de Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil), usou a Tribuna da Câmara Municipal, durante a Sessão Ordinária de ontem, 28, para pontuar as ações realizadas pelo órgão. O convite foi do vereador Farid Zaine (PR), autor da lei que institui o último mês do ano como Dezembro Vermelho, por conta do dia 1º de dezembro ser o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Neste ano, houve 16 mortes decorrentes de complicações pela contaminação do vírus HIV. Em 2015, foram registradas 22.  

Sobre casos de HIV notificados em 2016, foram 38, sendo 28 de julho a novembro. “O tratamento dos infectados com HIV está cada vez mais avançado, hoje há a redução do número de pacientes que deixam de dar continuidade ao tratamento, por conta do medicamento 3 em 1, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o farmacêutico. Esse remédio combina, em uma única dose, os comprimidos tenofovir, lamivudina e efavirenz. Campos Filho elogiou a atuação de toda a equipe do Semil, explicando que o órgão atua em várias vertentes, entre elas as dos suportes médico, psicológico e assistência social.

Segundo a coordenadora do Semil, Melissa Gachet Sugshi, é preciso intensificar a busca pelo diagnóstico precoce, pois com a inovação dos medicamentos, as pessoas infectadas hoje vivem bem e melhor quando descobrem que estão contaminadas logo no início. “Hoje, todos os Postos de Saúde da cidade contam com as testagens rápidas, para aumentar a busca dos diagnósticos precoces”, comentou. “Realizamos ações de prevenção, a fim de diminuir o índice de infecção na população, e buscamos sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/AIDS”, completou.

DEZEMBRO VERMELHO

Na próxima Sessão Ordinária que acontece na segunda-feira, 5, o vereador Farid distribuirá fitinhas vermelhas para simbolizar o apoio da Câmara à causa. Por meio de uma articulação do parlamentar, luzes vermelhas serão acesas, tanto na Câmara quanto na Prefeitura. “São atos simbólicos capazes de gerar reflexão na população limeirense, lembrando sempre que a luta é contra a AIDS e o preconceito, e a favor da prevenção”, esclareceu Farid.

Além das luzes e fitinhas, a Câmara contará com o símbolo inflável da luta contra a AIDS durante o mês de dezembro, ação que acontece em parceria entre o Legislativo e o Semil. Haverá ainda a exibição do filme Clube de Compras Dallas, dentro do Cine Câmara que, neste mês, ganha uma edição especial com a temática proposta pelo Dezembro Vermelho, no próximo dia 8, às 14h30, no Plenário Vereador Vitório Bortolan (Rua Pedro Zaccaria, 70 – Nova Itália).

 * Informações do Gabinete do Vereador Farid Zaine.