• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Obras, Agricultura e Ecologia debate defesa do bem-estar animal

Comissão de Obras, Agricultura e Ecologia debate defesa do bem-estar animal

Participaram da reunião protetores independentes e integrantes de ONGs com o objetivo de somar esforços

Data de publicação: 24/11/2016 15:18 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Protetores de animais independentes e integrantes de ONGs ligadas à defesa de animais participaram da reunião da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, Agricultura e Ecologia, na manhã desta quinta-feira (24/11), na Câmara. A finalidade do encontro era somar os esforços das ações organizadas e das ações individuais em defesa do bem-estar animal.

No encontro anterior, o ativista em defesa da causa animal Allan Piter questionou a atuação do poder público e das ONGs que se dedicam ao tema. Nessa reunião não compareceu nenhum representante da Prefeitura, da Secretaria do Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais. A diretora do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal (DPBEA), Giuliana Quitério Buzolin, informou que não tomou conhecimento da reunião, mas colocou o órgão, ligado à Secretaria do Meio Ambiente, a disposição da Câmara e dos ativistas.

Entre as ONGs convidadas, participaram integrantes da Associação Limeirense de Proteção a Animais (Alpa), do Grupo de Proteção aos Animais Carentes (GPAC) e o Projeto Anjos de 4 Patas. Representando a Alpa, Cassiana Fagoti explicou que a instituição da qual faz parte não recebe nenhum dinheiro público e nem tem parceria com outra entidade. “Somos todos voluntários, nosso trabalho não é remunerado. Apesar de haver uma enorme cobrança, a gente não tem ajuda de órgão nenhum”, disse. Ela também destacou que o dever de prestar serviços em benefício ao bem-estar animal é do poder público. E, em Limeira, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (COMDDA) é o local ideal para se discutir políticas públicas voltadas ao setor.

Por outro lado, a integrante da Alpa, Milena Pacheco, pediu o apoio da Câmara de Vereadores em relação à pauta de defesa dos direitos dos animais e reivindicou a volta da tramitação de projetos na área, entre eles, o fim dos rodeios, do zoológico municipal e da tração animal.

Já a representante do 4 Patas, Maria de Lourdes Florência Luciano, também ressaltou a dificuldade do trabalho voluntário, o qual acaba afetando a vida pessoal e profissional e, mesmo assim, acaba recebendo muitas críticas das pessoas.

Comissão

O presidente da comissão, vereador Aloízio de Andrade (PT), parabenizou todos os ativistas pela atuação e colocou o colegiado à disposição do movimento de defesa dos animais. “Temos que começar a nos entender e a confiar nas pessoas”, afirmou o presidente. Uma nova reunião será convocada para a próxima semana, com convites estendidos ao Poder Executivo e às ONGs. Participaram da reunião da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, Agricultura e Ecologia os vereadores Aloízio de Andrade (PT), Sidney Pascotto (PSC), o Lemão da Jeová Rafá, e Ronei Costa (PT).

Serviço

- O Conselho de Defesa dos Direitos dos Animais se reúne toda primeira segunda-feira de cada mês na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. As reuniões são abertas ao público.

- As denúncias de maus-tratos, abandono e agressões a animais podem ser feitas pelo telefone 156 da Prefeitura.