Dia de doar é aprovado em Limeira
O Projeto de Lei que institui o “Dia de Doar” no calendário oficial de Limeira foi aprovado por todos os vereadores na última segunda-feira (7). Segundo o autor do projeto, vereador Bruno Bortolan o“ Dia de Doar” é uma campanha que consiste em mobilizar toda cidade pela cultura da doação para fins de filantropia. “Limeira tem o voluntariado em seu DNA e o Dia de Doar é uma data para celebrar e ajudar a tornar Limeira uma cidade mais generosa e solidária, em especial, para com as entidades assistenciais”, diz o vereador.
Ainda segundo o parlamentar, Limeira será a primeira cidade do Brasil a decretar oficialmente o Dia de Doar, que este ano acontece no dia 29 de novembro.
MOMENTO PROPÍCIO - A aprovação deste Projeto de Lei também vem ao encontro da atual situação de dificuldade financeira que muitas entidades do nosso município enfrentam, devido à recessão econômica instalada no Brasil. “Muitas entidades passam por um momento delicado e, por isso, precisam de um olhar especial da população e do poder público”, explica o vereador.
Bortolan ressalta, ainda, que o Dia de Doar é uma maneira inovadora e criativa para todos os interessados participarem, seja com dinheiro ou trabalho voluntário. “Os cidadãos também poderão conhecer melhor o trabalho de cada entidade e se tornarem doadores não só no Dia de Doar, mas durante todo ano. E quando nos referimos a doar, isso não é apenas em relação ao dinheiro, como também o tempo como voluntário”.
O DIA DE DOAR- Antes de se tornar campanha no Brasil, o Dia de Doar surgiu em Nova Iorque nos Estados Unidos em 2012 com o nome de GivingTuesday. A tradução do termo em inglês é “terça-feira da doação”, e vem na sequência de datas comerciais já famosas, como a BlackFriday.
No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, por iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação e ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos. Anualmente, no Dia de Doar, as entidades poderão receber doações. E quem apoia poderá doar e tornar pública a sua doação a partir do uso da hashtag #DiadeDoar nas mídias sociais.
​* Informações do gabinete do Vereador Bruno Bortolan (PSB).