• Inicio
  • Notícias
  • Farid requer legislação que possibilite gratuidade no transporte público aos pacientes com HIV

Farid requer legislação que possibilite gratuidade no transporte público aos pacientes com HIV

Dezembro Vermelho

Data de publicação: 27/10/2016 17:38 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


O vereador Farid Zaine protocolou na Câmara Municipal de Limeira requerimento que solicita estudos, por parte dos órgãos competentes, do contrato de transporte público vigente para ser enviada à Casa de Leis uma legislação que conceda gratuidade para uso desse serviço aos pacientes com HIV. O documento deve ser lido na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 31, e então enviado à Prefeitura, para que um parecer acerca do assunto seja elaborado pelos órgãos competentes.

Farid explicou que não há nenhuma lei municipal que garanta esse direito aos cidadãos que vivem com o HIV na cidade, mas há um acordo com o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) que atende a uma média de dez pacientes por mês. “É preciso que uma legislação adequada e técnica seja devidamente estudada e enviada à Câmara, para que possamos ampliar a discussão desse assunto”, disse.

O vereador lembrou da lei de sua autoria que celebra o último mês de cada ano com o Dezembro Vermelho, 5.453/2014, que incentiva a prevenção e o combate ao preconceito na luta contra a AIDS, já que o Dia Internacional da Luta contra a AIDS ocorre em 1º de dezembro. “Seria muito apropriado que as secretarias de Mobilidade Urbana e Saúde, com o envolvimento do Ceprosom e da empresa de transporte público que atua na cidade, mostrassem o seu apoio à causa e liderassem, juntas, uma lei acerca desse assunto”, completou.

“Com o avanço da medicina, hoje as pessoas infectadas com o HIV vivem bem e normalmente, mas é de suma importância que o devido tratamento seja contínuo e não abandonado, em nenhuma hipótese. Uma ação dessa natureza, por meio de uma legislação adequada, contribuiria para que, no caso de pacientes com HIV de baixa renda, o tratamento seja mantido”, pontuou o vereador.

DEZEMBRO VERMELHO

Envolvendo a Escola Legislativa Paulo Freire, o vereador Farid já lidera a campanha Dezembro Vermelho deste ano. Entre as ações confirmadas, está a participação da coordenadora do Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas (Semil),  Melissa Gachet Sugshi, na Sessão Ordinária do dia 28 de novembro, que abordará a situação dos casos de pessoas infectadas pelo HIV atualmente, além da importância da prevenção. Nesta data, serão distribuídas pelo gabinete do vereador fitinhas vermelhas que simbolizam a solidariedade e o comprometimento de cada um na luta contra a AIDS.

Em ofício enviado à Presidência da Câmara, Farid solicitou os serviços dos núcleos de Comunicação, Informática e Manutenção para que no site oficial do Legislativo seja inserido um símbolo vermelho durante todo o mês de dezembro, além das luzes externas da Casa contarem com tons dessa cor durante todo esse período. Com o apoio do Semil, a Casa deve contar também com um símbolo inflável da luta contra a AIDS em sua entrada. O parlamentar enviará uma indicação à Prefeitura solicitando que a medida das luzes vermelhas externas também atinja o Paço Municipal.

Cine Câmara especial, com um filme que aborde essa temática, e palestra com um profissional da área estão sendo articuladas para os dias 8 e 9 de dezembro, no Plenário Vereador Vitório Bortolan.

“A luta deve ser contra a AIDS, nunca contra as pessoas que vivem com o HIV, pelo contrário. A elas, devemos prestar a nossa solidariedade e lutarmos por mais políticas públicas que visem o seu acesso ao tratamento contínuo, tão avançado atualmente”, finalizou Farid.

​* Informações do gabinete do vereador Farid Zaine.