Apresentação do filme ?A Família Bélier? aconteceu nesta quinta-feira, 27
A edição do Cine Câmara de setembro exibiu nesta quinta-feira, 27, o filme francês “A família Bélier”. Os vereadores Farid Zaine, Erika Tank (PR) e a diretora da Escola Legislativa “Paulo Freire”, Mara Jaqueline Oliveira, explicaram para o público presente - estudantes do SENAC e Fundação Casa – a proposta do Cine Câmara.
“Trazemos para a Câmara filmes que não estão em cartaz nos cinemas, mas que trazem uma reflexão. E a programação que oferecemos é pautada no interesse cultural. Aproveitem”, destacou Farid que é o autor do Projeto de Resolução 584/2014, que cria o Cine Câmara.
Para melhor comunicação com a plateia, que contou com um grupo de 15 surdos, uma intérprete de Libras acompanhou a apresentação do filme. “A comunicação também é uma forma de acessibilidade e a Câmara de Limeira, por meio das atividades da Escola Legislativa, busca aproximar a população da Casa”, pontuou Mara.
O Filme
A família Bélier é um filme com duração de 100 minutos e produzida pela Paris Filmes. A obra conta a narrativa de uma família em que todos são surdos - exceto Paula, 16 anos. Segundo a sinopse da distribuidora, a adolescente é uma intérprete indispensável no cotidiano dos pais e irmão. É ela quem ajuda na administração da fazenda da família e na comunicação com o restante dos moradores da comunidade rural onde vivem. A rotina dos Bélier muda quando Paula descobre o talento para o canto. A garota é impulsionada pelo professor música a participar de um concurso da Radio France, que pode leva-la a integrar uma prestigiada escola em Paris. A escolha para um novo estilo de vida significaria para ela ficar longe da família e a inevitável transição para a vida adulta.