• Inicio
  • Notícias
  • Transporte de pacientes conveniados volta à pauta da Comissão de Saúde

Transporte de pacientes conveniados volta à pauta da Comissão de Saúde

Presidente da comissão sugeriu a produção de cadastro detalhado das clínicas, com base nos registro da Anvisa e Ceprosom

Data de publicação: 25/10/2016 09:38 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A controvérsia referente às negativas de atendimento de transporte de pacientes, em especial de idosos, que tem plano de saúde ou estão em clínicas e residências privadas pela Central de Ambulâncias voltou a ser pauta da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo. Na manhã desta quinta-feira (20), a chefe de transporte, Sueli Aparecida Stahl, e a assistente social, Antônia de Souza Viana Luz, participaram da reunião para explicar o trabalho do órgão.

De acordo com chefe de transporte, Sueli Stahl, a demanda por transporte em saúde aumentou consideravelmente devido à crise econômica e o consequente cancelamento de convênios privados pelos usuários. Por isso, a disponibilidade de atendimento deve ser analisada caso a caso, explicou. No entanto, para o setor, é muito difícil dizer “não” para os pacientes. “Depois que chegou na minha porta não tem o que fazer. Tem que atender”, justificou a chefe de transporte, Sueli Stahl.

Além disso, conforme explicou a assistente social Antônia de Souza, o momento atual exige o desenvolvimento de um trabalho preventivo para se evitar negativas de atendimentos. Em relação aos idosos internados em clínicas, ela esclareceu que, primeiramente, é preciso verificar se o plano de saúde e os contratos com as clínicas preveem o transporte de pacientes.

A presidente da comissão, vereadora Dra. Mayra Costa, ressaltou novamente a importância de se fazer um cadastro detalhado das clínicas, com base nos registros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) da Prefeitura. Apesar de não ser função da Central de Ambulância, Sueli Stahl se comprometeu a desenvolver o cadastramento a fim de facilitar o trabalho do órgão.

Outra solução apresentada pela vereadora Dra. Mayra é a buscar, junto às Secretarias municipal e estadual, a realização de exames dentro do próprio município. Isso porque a maior demanda de pedidos de transporte é do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), do governo do Estado, para realização de exames e procedimentos fora da cidade. Dessa forma, evitaria o deslocamento de ambulâncias para outros municípios.

Ao final da reunião os vereadores se colocaram à disposição para ajudar o órgão na resolução dos problemas. O assunto já havia sido abordado reunião de 6 de outubro com a diretora do Departamento de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Marina Cristiane Archangelo.

Participaram da reunião da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, realizada nesta quinta-feira (20), os vereadores: Dra. Mayra Costa (presidente), Aloízio Marinho se Andrade (vice-presidente), Sidney Pascotto - Lemão Da Jeová Rafá (secretário) e Lucineis Aparecida Bogo - Lu Bogo.