Família foi responsável por doação de área que deu origem à Unicamp em Limeira
Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (24), a Câmara Municipal de Limeira aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 21/16, de autoria do vereador Bruno Bortolan (PSB), que concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro - Ordem Tatuiby ao casal Nelson Ometto e Nelise Marques Ferreira Ometto. A iniciativa representa uma homenagem ao casal pela doação de área para instalação da Unicamp em Limeira - instituição que oferece ensino superior e técnico de excelência.
A doação do terreno foi um dos temas abordados no evento comemorativo aos 50 anos da Unicamp, realizado em 18 de agosto no campus da Faculdade de Tecnologia (FT). Segundo contou o reitor da universidade, José Tadeu Jorge, Nelson e Nelise “venderam” - em 28 de outubro de 1968 - o terreno por um cruzeiro novo, cheque que nunca foi descontado. O casal, frente à Usina Iracema (Grupo São Martinho), levou em conta a proposta que foi feita pelo então reitor, o professor e médico Zeferino Vaz, responsável pelo início dos trabalhos da instituição e desenvolvimento da Unicamp desde a matriz, em Campinas, até chegar a Limeira.
Autor da matéria, Bortolan ressaltou a importância da homenagem aprovada na Câmara. “É uma forma de reconhecermos este importante ato de visão de futuro e generosidade do casal Nelson e Nelise Ometto. A doação foi fundamental para hoje termos uma das principais universidades do mundo em nossa cidade”.
O projeto foi aprovado na forma do Substitutivo nº 42/2016 ao Projeto de Decreto Legislativo nº 21/2016.
Conheça a trajetória do casal
Nelson Ometto
Limeirense, nascido em 28 de fevereiro de 1931, Nelson Ometto é filho de Maria Massari Ometto e Antonio Ometto - este último que empresta o nome a uma das avenidas mais conhecidas em Limeira. Nelson formou-se em 1955 em Engenharia Industrial pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Apenas cinco anos depois, em 1960, foi prefeito de Pradópolis, localizada a 176 km de Limeira. Sua trajetória em lracemápolis prioriza a Usina São Martinho, Usina Boa Vista e Usina Iracema, na qual foi conselheiro. Casado desde 1961 com Nelise Marques Ferreira Ometto, tem três filhos e oito netos.
Nelise Ometto
Nelise Marques Ferreira Ometto, nascida em Curitiba, em 9 de abril de 1942, é artista plástica e ceramista. Ela, filha de José do Carmo Guimarães Marques Ferreira e de Nelly Capraro Marques Ferreira, foi uma das apoiadoras na fase de doação do terreno à Usina Iracema, considerando o casamento e parceria que tem com o marido, Nelson Ometto, desde 29 de abril de 1961. Nelise iniciou a sua carreira de ceramista em 1980, criando e produzindo objetos, esculturas e instalações em cerâmica para interagir em espaços internos e externos.
Com informações do gabinete do Vereador Bruno Bortolan (PSB)