Jean Batista da Silva, José Carlos Pereira e Simone Fernanda Zambuzi foram os escolhidos para receber a comenda
O Projeto de Decreto Legislativo nº 25, de 2016, que concede o Prêmio “Ecologia e Ambientalismo” à Jean Batista da Silva, José Carlos Pereira e Simone Fernanda Zambuzi, foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão ordinária desta segunda-feira (17). A iniciativa é da comissão, formada pelos vereadores Dr. Júlio dos Santos (DEM), Lucineis Aparecida Bogo - Lu Bogo (PR) e Ronei Martins (PT), instituída para escolha da homenagem.
O “Prêmio Ecologia e Ambientalismo” é concedido bienalmente, em todo ano par, através de Decreto Legislativo, a três pessoas físicas ou jurídicas que se destacam em ações em favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.
Homenageados
Jean Batista da Silva
Integrante da Guarda Civil Municipal de Limeira, Jean Batista da Silva é graduado em Gestão Ambiental. É apoiador e um dos idealizadores do projeto Pina Óleo - empresa que coleta óleo doméstico e faz a correta destinação. O projeto busca evitar o descarte incorreto, que causa entupimento de caixas de gordura ou o mesmo de redes coletoras e de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de evitar a poluição de rios e do mar.
O trabalho desenvolvido por Jean tem como objetivo livrar da poluição as residências e o meio ambiente, na medida em que busca evitar o despejo do óleo doméstico em pias, bueiros, ralos ou guias de calçada. Isto porque este produto impacta negativamente no encanamento das casas, além de poluir as águas e causar a morte de seres vivos.
Com este objetivo, e mesmo tendo suas atribuições funcionais na área da segurança pública, Jean destina seu tempo e seu conhecimento a esse trabalho fundamental para a proteção do meio ambiente e cuidado com as futuras gerações.
José Carlos Pereira
Graduado em Gestão Ambiental e titular de diversos cursos de aperfeiçoamento, José Carlos Pereira coordenou diversos trabalhos de implantação ambiental em empresas e escolas de Limeira. Também foi coordenador de projeto socioambiental e de educação ambiental para grupos da terceira idade, através de palestras e arte-educação, em parceria com instituições como Sesi, Unimed e Ceprosom.
José Carlos também cedeu seus conhecimentos em trabalhos de voluntariado, entre eles, atuou como membro do Conselho de Segurança (Conseg Leste), na função de coordenador de projetos de educação ambiental para a associação de moradores, e foi integrante da ONG Preservação, entre 1995 e 2005.
Outro trabalho desenvolvido voluntariamente, no qual ele foi idealizador e responsável, foi a montagem de árvores de Natal com pneus descartados no aterro sanitário de Limeira e de garrafas PET arrecadadas por alunos da rede municipal de ensino, associação de moradores e ecocoletores espalhados na cidade.
Simone Fernanda Zambuzi
Graduada em Engenharia Ambiental, Simone Fernanda Zambuzi atua na área desde 2005, com trabalhos relacionados, entre outros aspectos, à recuperação de áreas degradadas, projetos de reflorestamento, estudo de impacto ambiental e monitoramento ambiental em obras ferroviárias.
Atualmente, trabalha como engenheira ambiental na empresa Sapucaia Soluções Ambientais em Engenharia, mas já exerceu funções em organizações como Paghus Soluções em Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Limeira.
Além da atividade profissional, Simone atuou em atividades socioambientais em praças, centros comunitários, bairros, creches, escolas, associações, instituições de apoio, programas de incentivo à recuperação de áreas degradadas e oficinas de educação ambiental. Também desenvolveu o Jardim dos Sentido junto ao Centro Educacional João Fischer Sobrinho.