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Estudantes conhecem a Câmara e se qualificam para apresentar projetos legislativos

Na sessão ordinária de segunda-feira (17), jovens apresentam nove proposituras

Data de publicação: 14/10/2016 16:58 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Um grupo de estudantes da Escolas Estaduais Leontina Busch e Professor Lazaro Duarte do Pateo e do Colégio Pandora fizeram uma visita monitorada à Câmara Municipal de Limeira, na qual conheceram os setores de trabalho e as atividades do Legislativo. A visita, realizada na tarde desta quinta-feira (12), faz parte do Programa Parlamento Jovem da Escola Legislativa Paulo Freire – um projeto de formação que tem o objetivo de qualificar a participação cidadã dos jovens e de desenvolver a educação para a cidadania.

Além de conhecerem os setores administrativos da Casa, entre eles, o Protocolo, o Expediente e a Secretaria de Negócios Jurídicos, os estudantes foram recebidos pelo presidente do Legislativo, vereador Nilton Santos (PRB).

Os jovens também realizaram a simulação de uma sessão legislativa a fim de apresentar, oficial e publicamente, suas proposituras na sessão ordinária de segunda-feira (17). Foram nove proposições desenvolvidas pelos estudantes que tratam de temas como cultura, educação, mobilidade urbana e segurança pública.

Coordenados pelos professores Bruno Souza da Silva, Maira Gonçalves Lopes e Eduardo Lopes Seino, os alunos receberam noções sobre o processo legislativo e o cerimonial de uma sessão ordinária. Os instrutores fazem parte do laboratório de políticas públicas da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) - campus Araraquara.

Segundo a diretora da Escola Legislativa, Mara Jaqueline Oliveira, o programa também estimula a integração entre os jovens de escolas públicas e particulares. “É um momento em que os estudantes conhecem a realidade de seus colegas. Um exemplo é que, nessa edição, foi apresentada uma indicação pedindo a ampliação de vagas em creches municipais, e essa realidade não era conhecida por alguns estudantes da escola particular”, ilustrou Mara.