Ministério Público abre Inquérito para investigar acessibilidade dos Centros de Saúde em Limeira
O Ministério Público de Limeira abriu, no último dia 15, o Inquérito Civil nº 3397/2016-9 para apurar “eventuais irregularidades em prédios públicos do Município, no tocante à acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência física”.
A investigação partiu de Representação do vereador José Roberto Bernardo (Zé da Mix) que apresentou requerimento à Prefeitura solicitando cópia dos laudos de acessibilidade dos prédios alugados em que funcionam os Centros de Saúde da Família (CFSs) em Limeira.
O parlamentar explicou que esses laudos indicam as alterações que deveriam ter ocorrido nos imóveis para atender às necessidades de pessoas com deficiência. A partir disso, Zé da Mix visitou diversos CSFs da cidade, constatando que, em grande parte deles, a acessibilidade não é respeitada.
“Fui em vários CSFs e vi que a maioria deles não está pronta para receber pessoas deficientes. São prédios que não têm rampa para cadeirantes, banheiros em que a cadeira de rodas não entra, portas pequenas demais, entre muitos outros problemas. Tem um consultório médico em um lugar em que o laudo disse que só poderia funcionar um almoxarifado. E os pacientes são atendidos ali. Onde estão a dignidade e o respeito?”, questionou o vereador.
*Informações do Gabinete do Vereador Zé da Mix.