Para autor do projeto, Wilson Cerqueira, a atividade permite que a população tenha contato com a diversidade cultural
Os vereadores da Câmara Municipal apreciaram o maracatu defendido pelo grupo percussivo Baque do Zé Limeira, durante a Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira, 13, após a aprovação do projeto de lei, de autoria de Wilson Cerqueira, que inclui no calendário oficial de eventos o Encontro de Cultura Popular, atividade cultural que deve ocorrer anualmente, sempre no mês de agosto.
“A cultura popular é um pouco rejeitada, às vezes. Por isso que propostas como a do Encontro de Cultura Popular, organizado pelo grupo Baque do Zé Limeira, que chega à sua segunda edição em 2016, são importantes e precisam ser valorizadas pelo Poder Legislativo”, disse Cerqueira.
Segundo a lei aprovada pela Câmara, será entendida como cultura popular as diferentes formas de manifestação cultural, como a dança, as músicas, as festas, a literatura, o folclore, as artes e a gastronomia. Conforme a proposta, o grupo Baque do Zé Limeira poderá buscar apoios e parcerias para a realização do Encontro de Cultura Popular.
“Esse evento possibilita que seja rompido o distanciamento geográfico e permite que a população tenha contato com a diversidade cultural, contribuindo, portanto, com as diversas formas de manifestações artísticas, cultural e social, existentes, o que é possível por meio da recriação dos ambientes das festas populares e tradicionais”, completou o vereador. Cerqueira também lidera, há muitos anos, apresentações da Folia de Reis na cidade, junto à Companhia São Lucas de Limeira.
O 2º Encontro de Cultura Popular está previsto para acontecer no dia 27 de agosto, no Parque Cidade. Os ensaios do Baque do Zé Limeira acontecem todos os sábados, das 15h às 18h, também no Parque Cidade.