Em tardes animadas, Gustavo Piccinini e Pozzi se consagram como as escolas campeãs deste ano
A animação do público marcou as duas tardes em que o Verso e Voz aconteceu (quinta, 9, e sexta, 10), no palco do Teatro Vitória. No ensino fundamental, a escola que cativou o júri e conquistou a medalha de ouro em declamação foi a Gustavo Piccinini, já no caso do ensino médio, Gabriel Pozzi levou a melhor. A realização é da Câmara, por meio do gabinete do vereador Farid Zaine, Centro do Professorado Paulista (CPP) e Diretoria de Ensino, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
A declamadora da escola Gustavo Piccinini foi Gisele Araújo Teixeira dos Santos (8º 5). Ela trouxe a poesia “Racismo”, de Larissa de Souza e Mari Molina, sendo a oitava apresentação da primeira tarde do Verso e Voz. Já no caso do ensino médio, a sétima declamação, defendida pela escola Pozzi, foi interpretada por Letícia Guedes Silva (2º 2). A poesia campeã foi de Manuel Bandeira, “Cartas de Meu Avô”. Na primeira tarde, obrigatoriamente, as escolas tinham que apresentar uma declamação de poetas limeirenses, enquanto que, na segunda, a vez era dos poetas consagrados em língua portuguesa.
Outra modalidade bastante disputada é a torcida. Neste quesito, as escolas Arlindo Silvestre e Perches, respectivamente do fundamental e médio, foram as melhores, na opinião dos jurados (veja a lista geral de medalhas abaixo).
Na abertura oficial, que aconteceu na primeira tarde do evento cultural, participaram os vereadores Farid Zaine e Erika Tank, a diretora do Centro do Professorado Paulista (CPP), Dora Arcaro, a secretária de Educação, Adriana Ijano Motta, que também representou o prefeito Paulo Hadich, a representante da Diretoria de Ensino, Sílvia Helena Orlandelli, e a diretora da Secretaria de Cultura, Mirna Kube. Em ambas as tardes, houve o sorteio de diversos brindes à garotada, todos doados pelo CPP, e intervenção da atriz Ariane Martins, que trouxe seu clown Leco.
Farid, que é o criador do Verso e Voz, destacou o trabalho de formação de público. “Existe uma competitividade entre as escolas, o que até certo ponto é bom, pois é um concurso e como toda ação do gênero, existe o objetivo de conquistar as medalhas. Porém, é impressionante a forma como os estudantes lidam quando vencem ou perdem”, avaliou Farid. “Neste ano, quando uma escola perdia para outra, os alunos da instituição que não obteve medalhas, em coro, gritavam ‘parabéns’ ou ‘foi merecido’. Nós que organizamos esse projeto, com muito carinho, nos emocionamos com o que vimos”, completou o parlamentar.
Na edição deste ano, 16 escolas participaram e foram avaliadas nas categorias declamação, torcida, performance, trilha sonora, cenário, figurino e maquiagem. Na primeira tarde, foram jurados Priscila Celles, Daniel Martins, Carlos Povinha (declamação, performance, trilha sonora e torcida), Cleonice Quitério, Rodrigo Zovico e Marcos FMNO (cenário, figurino e maquiagem). Analisaram as apresentações do ensino médio Joydson Terra, Giovana Clara, Povinha (declamação, performance, trilha sonora e torcida), Robson Trento, Vagner Fernandes e Rosangela Martims (cenário, figurino e maquiagem).
“Foi a primeira vez que trabalhamos com seis jurados, três para cada categoria, em cada uma das tardes, com o objetivo de deixar a disputa ainda mais técnica. Acreditamos que essa experiência tenha sido positiva e deva continuar nos próximos anos”, explicou Farid.
Veja a listagem geral das medalhas:
ENSINO FUNDAMENTAL
Declamação
Ouro: Gustavo Piccinini
Prata: Dom Tarcísio
Bronze: Perches
Torcida
Ouro: Arlindo Silvestre
Prata: Paulo Chaves
Bronze: Leovegildo
Performance
Ouro: Gustavo Piccinini
Prata: Perches
Bronze: Dom Tarcísio
Cenografia
Ouro: Dom Tarcísio
Prata: Ataliba
Bronze: Paulo Chaves
Maquiagem
Ouro: Arlindo Silvestre
Prata: Antônio de Queiroz
Bronze: Luigino Burigotto
Figurino
Ouro: Arlindo Silvestre
Prata: Perches
Bronze: Dom Tarcísio
Trilha Sonora
Ouro: Castello Branco
Prata: Perches
Bronze: Gustavo Piccinini
ENSINO MÉDIO
Declamação
Ouro: Pozzi
Prata: Castello Branco
Bronze: Paulo Chaves
Torcida
Ouro: Perches
Prata: Arlindo Silvestre
Bronze: Castello Branco
Performance
Ouro: Castello Branco
Prata: Perches
Bronze: Paulo Chaves
Cenografia
Ouro: Paulo Chaves
Prata: Castello Branco
Bronze: Pozzi
Maquiagem
Ouro: Castello Branco
Prata: Antônio de Queiroz
Bronze: Arlindo Silvestre
Figurino
Ouro: Paulo Chaves
Prata: Dorivaldo Dam
Bronze: Pozzi
Trilha Sonora
Ouro: Perches
Prata: Castello Branco
Bronze: Pozzi