Verso e Voz 2016

Veja quem são os jurados do concurso de declamação de poesias que movimenta as escolas

Data de publicação: 08/06/2016 10:23 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Começa nesta quinta-feira, 9, o concurso de declamação de poesias Verso e Voz, às 13h30, no Teatro Vitória. Dezesseis escolas participam da ação cultural em 2016, com alunos do ensino fundamental ciclo II (quinta-feira, 9) e ensino médio (sexta-feira, 10, no mesmo horário). São realizadores do concurso a Câmara, por meio do gabinete do vereador Farid Zaine, idealizador da proposta, Diretoria de Ensino de Limeira e Centro do Professorado Paulista (CPP), com o apoio da Prefeitura.

Na primeira tarde, analisam os quesitos declamação, performance, trilha sonora e torcida, Priscila Celles, Daniel Martins e Carlos Povinha, enquanto Cleonice Quitério, Rodrigo Zovico e Marcos FMNO avaliam as modalidades cenário, figurino e maquiagem.

Na disputa do ensino médio, Joydson Terra, Giovana Clara e Povinha são responsáveis pela declamação, performance, trilha sonora e torcida. Já Robson Trento, Vagner Fernandes e Rosangela Martims contribuem com notas para os cenários, os figurinos e as maquiagens. É a primeira vez que os jurados serão divididos por categorias.

“Acreditamos que, com essa medida, a disputa do Verso e Voz ficará ainda mais técnica, pois seis jurados avaliarão as sete categorias da ação e não mais três, como antes”, observou Farid.

Os estudantes do ensino fundamental declamam poesias de autores limeirenses, no dia 9, enquanto os alunos do ensino médio trazem os versos de escritores consagrados em língua portuguesa, no dia 10. Todos concorrem às medalhas em cada uma das modalidades que fazem parte do Verso e Voz.

“Existe a expectativa de disputar as medalhas, isso é sadio e faz parte do modelo do Verso e Voz. Mas defendemos que esse projeto e seu fortalecimento ano após ano só acontece porque transita além dessa concorrência, pois todos nós ganhamos, fazendo com que as crianças e os jovens se envolvam com tanta propriedade com a poesia”, comentou Farid.

Cada declamação pode ser apresentada em até quatro minutos e, caso a escola ultrapasse esse tempo, será desclassificada. A entrada para o evento é gratuita, mas os ingressos são distribuídos antecipadamente às instituições de ensino participantes do projeto: Antonio de Queiroz, Luigino Burigotto, José Marciliano da Costa Junior, Ely de Almeida Campos, Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, Ataliba Pires do Amaral, Paulo Chaves, Gustavo Piccinini, Maria Aparecida Soares de Lucca, Arlindo Silvestre, Perches Lordello, Castello Branco, Dorivaldo Damm, Leovegildo Chagas, Brasil e Pozzi.

 

SERVIÇO

Verso e Voz 2016

Dias 9 e 10 de junho, às 13h30 – abertura oficial no dia 9

Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, s/nº - Centro)

Entrada Franca