Atividade ocorreu nesta terça-feira, 7
As questões relativas às migrações foram tratadas pelo professor de geografia humana da Unesp de Rio Claro, Paulo Roberto Teixeira de Godoy, em palestra promovida pela Escola Legislativa Paulo Freire na Câmara Municipal da Limeira. O debate foi realizado na tarde desta terça-feira, 7, na Sala de Reuniões Vereador Mauro Sérgio Vieira.
"Tratar das questões migratórias não é simplesmente discutir deslocamentos de pessoas, mas o que implica esses movimentos", explicou o professor aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Arlindo Silvestre e do Colégio Pandora Vestibulares, que participaram do evento.
O assunto também deve ser tratado, segundo Godoy, sobre o aspecto da visão culturalista. Isso quer dizer que além do homem que trabalha, há o que também produz cultura, cria tradições, tem sentimentos de pertencimento e desenvolve laços. "Por isso, os movimentos migratórios geram muitos tabus, preconceitos e problemas da aceitação, criando diferenças, que é o primeiro passo para a xenofobia", disse.
Para ele, esses problemas do processo migratório devem ser enfrentados no campo dos direitos humanos, em geral, e dos direitos sociais, em específico. "É sobre esse preconceito que a gente tem que refletir, pois a democracia depende dessa convivência", defendeu o professor.
“Migrações e Direitos Humanos”, título da palestra, se associa ao tema do concurso de redação Vinicius de Moraes, “Movimentos Migratórios”, idealizado pela vereadora Erika Tank, que participou do debate desta terça. As inscrições seguem até 14 de setembro e podem participar estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, do ensino médio e de pré-vestibular de escolas públicas e particulares.