• Inicio
  • Notícias
  • Prof.ª. Érika participa do 20° Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

Prof.ª. Érika participa do 20° Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

Atividade ocorreu em Limeira, de 18 a 20 de maio

Data de publicação: 25/05/2016 15:03 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A vereadora Prof.ª. Érika Monteiro participou da abertura e primeiro dia de debates do 20° Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação, que trabalhou o tema "Acompanhamento dos Planos Municipais de Educação: o papel dos Conselhos Municipais de Educação na garantia do direito à educação”. A atividade ocorreu de 18 a 20 de maio, no Teatro Nair Bello.

A vereadora integrou a mesa de abertura dos trabalhos e reforçou a importância da atuação dos Conselhos Municipais de Educação. “É bom ver que temos em nosso Estado um grande número de pessoas trabalhando ativamente pela Educação. Eu mesma já fui conselheira em duas oportunidades, assim como também já estive no Conselho de Alimentação Escolar”, disse a Prof.ª. Érika. “Sobre o tema do encontro, gostaria de destacar que em Limeira o Conselho ajudou ativamente na promoção do documento base do Plano Municipal de Educação, que posteriormente foi aberto para receber propostas que foram votadas em Conferência Pública, com as presenças de 300 delegados representantes de vários setores e sociedade civil. Esse encontro confirma que estamos no caminho certo”, avaliou a vereadora.

Após a abertura, os participantes puderam assistir às apresentações culturais de alunos da rede municipal e, posteriormente, tiveram palestra com o professor Vitor Henrique Paro, com o título “A Educação como Processo de Trabalho e as Implicações para as Políticas Educacionais”.

Paro abordou todo processo de educação, falando muito sobre as diferenças entre a produção do professor, como trabalhador, em relação aos demais profissionais do mercado.

A vereadora Érika disse que a apresentação de Paro foi enriquecedora. “Ele é autor de vários livros, sendo que muitos deles compõem o conteúdo de concursos públicos. Sua visão é diferenciada, na maneira de abordar o processo de ensino, a aprendizagem e a gestão escolar”, declarou. “Infelizmente, a Educação no Brasil começa a passar por um processo perigoso, onde um governo interino e golpista realiza cortes em orçamentos de programas educacionais como FIES, PROUNI, Ciências Sem Fronteiras, ações que prejudicam o povo, deixando de lado o mais importante, as questões sociais”, opinou a parlamentar.

 

*Informações do Gabinete da Vereadora Prof.ª. Érika Monteiro.