• Inicio
  • Notícias
  • Novos loteamentos de Limeira devem ter lâmpadas de LED na iluminação pública

Novos loteamentos de Limeira devem ter lâmpadas de LED na iluminação pública

Projeto, de autoria do vereador Dr. Júlio, foi aprovado na sessão desta segunda

Data de publicação: 17/05/2016 11:22 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Os novos loteamentos de Limeira deverão adotar lâmpadas de LED no sistema de iluminação pública. É o que prevê o projeto de lei 217/2015, de autoria do vereador Dr. Júlio, aprovado na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 16, com emendas. A tecnologia a ser empregada precisa estar em conformidade com critérios técnicos e ter eficiência comprovada. O Executivo terá prazo de 120 dias para regulamentação da lei.

Para o parlamentar, a medida traz ganhos de sustentabilidade e economia para a cidade.  “O LED possui maior vida útil e baixa voltagem, com isso a redução no custo de energia é de até 70%. Os gastos de horas de manutenção também são reduzidos e o mais importante é um material ecologicamente correto por ser 100% reciclável, podendo ser alojado com lixo comum”, defendeu o autor do projeto, ao justificar que as lâmpadas são 26 vezes mais duráveis do que as convencionais.

A proposta recebeu emendas das vereadoras Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo) e Erika Tank. A primeira trata da regulamentação da lei, concedendo 120 dias, a partir da publicação, para a Prefeitura de Limeira instituir os critérios de regulamentação. A segunda estabelece que os materiais utilizados na implantação deverão estar de acordo com as normas da ABNT e ter eficiência comprovada por órgão técnico credenciado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), além de estarem homologados pelo departamento de iluminação pública do município.

A obrigatoriedade envolve somente os novos loteamentos. “Nosso município vive uma crescente expansão imobiliária, o que justifica a importância desta propositura”, disse Dr. Júlio.  Com aprovação em plenário, o projeto de lei segue para redação do texto final, antes de ser encaminhado para sanção do Executivo.