• Inicio
  • Notícias
  • Finalização das obras da UPA e das residências terapêuticas é a prioridade da Secretaria de Saúde, afirma secretário

Finalização das obras da UPA e das residências terapêuticas é a prioridade da Secretaria de Saúde, afirma secretário

Visita de Ferrari aconteceu na manhã desta quinta

Data de publicação: 12/05/2016 17:21 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Em reunião realizada nesta quinta-feira, 12, pela Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, o novo secretário municipal de Saúde, Alexandre Ferrari, apontou as prioridades da área para esse ano. Entre elas, a finalização da construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que será instalada no Parque Residencial Abílio Pedro, e a implantação de três residências terapêuticas. “As duas ações já têm verbas destinadas e não podem deixar de ser feitas”, garantiu. A conclusão da UPA, avalia o secretário, “vai ser uma grande conquista para o município”.

Ferrari assumiu a secretaria em 14 de abril, substituindo o ex-secretário Luiz Antônio da Silva, e foi convidado pela comissão para falar sobre suas propostas para a pasta. “O atendimento aos vereadores vai continuar da mesma forma da gestão anterior. A Câmara pode continuar fazendo seus encaminhamentos da forma que entender melhor”, assegurou.

Se dirigindo ao secretário e às diretoras da Secretaria da Saúde presentes da na reunião, a vereadora Dra. Mayra Costa, presidente da comissão, fez uma explanação sobre os trabalhos do colegiado e apresentou os resultados das visitas periódicas às unidades municipais de saúde.

 

CSF

O secretário garantiu que estão para começar as licitações de construção de prédios próprios dos Centros de Saúde da Família (CSFs) do Odécio Degan, do Santo André e do Campo Belo - com recursos do governo federal e contrapartida municipal. Hoje, as unidades se encontram em imóveis alugados.

A atual administração, informou o secretário, ampliou o número de CSF de 27 para 32 unidades, enquanto que as equipes do Programa de Saúde da Família aumentaram de dez para 42 equipes. No entanto, Ferrari descartou a possiblidade de construção de novas unidades até o final deste ano, devido às dificuldades de arrecadação financeira de todos os municípios.

O secretário reconheceu ainda que algumas unidades, conforme constataram pessoalmente os vereadores durante visitas aos CSFs, estão com a estrutura deficiente. Para começar a resolver esses problemas, o secretário disse que já há recursos disponíveis para a reforma dos Centros de Saúde da Família do Parque Hipólito e do Aeroporto. “Tão importante quanto à expansão agora é o trabalho de manutenção”, explicou.

 

Mais Médicos

Questionado pelos vereadores sobre a continuidade do Programa Mais Médicos, Ferrari garantiu que há interesse da Prefeitura de manter o projeto na cidade. O secretário elogiou o trabalho dos médicos cubanos que, segundo ele, apresentaram uma nova forma de atender a população. “Se viessem mais, o prazer seria todo nosso”, afirmou. Antes de ser afastada, a presidente Dilma Rousseff prorrogou por mais três anos a permanência de médicos brasileiros formados no exterior e de estrangeiros no programa.

 

Comissão

Além da vereadora Dra. Mayra, presidente da Comissão de Saúde, participaram também da reunião os parlamentares Aloízio Marinho de Andrade, Sidney Pascotto (Lemão Da Jeová Rafá), Lucineis Bogo (Lu Bogo) e Luís Fernando Silveira (Luisinho da Casa Kühl).

A reunião também foi acompanhada por Marina Archangelo (diretora de Gestão Administrativa), Mariana Valente (chefe da Divisão de Saúde Básica), Márcia Repache (chefe de UAC e Regulação) e Ana Carolina Braz (chefe de Especialidades).

Na terça, 17, a comissão promove outra reunião com autoridades municipais para debater a evasão de pacientes nas consultas e tratamentos de saúde mental devido à dificuldade de utilização do transporte coletivo.