Resposta chegou depois de requerimento protocolado pela vereadora Dra. Mayra Costa
Em resposta ao requerimento protocolado pela vereadora Dra. Mayra Costa, em março, que solicitava informações sobre a disponibilização do antiviral oseltamivir, conhecido como Tamiflu, o secretário da Saúde, Alexandre Ferrari, informou que o medicamento está disponível na rede para pacientes ambulatoriais na farmácia do Pronto-Atendimento (PA) Nossa Senhora das Dores e nas unidades do Parque Hipólito e Jardim Aeroporto, além da clínica da Saúde Mental e da Farmácia Municipal.
“Para pacientes internados, o medicamento está disponível nas farmácias dos quatro hospitais, sendo dispensado mediante notificação e coleta de amostras para diagnóstico laboratorial”, esclareceu Ferrari.
Ainda no documento, o secretário ressaltou que a solicitação e a reposição do referido medicamento são realizadas pela Central de Medicamentos. “O protocolo de administração segue o preconizado pelo Ministério da Saúde”, citou o secretário.
A vereadora Dra. Mayra disse que seu requerimento na Câmara foi protocolado para fiscalizar o Executivo quanto às orientações do Ministério da Saúde, se eram cumpridas, “uma vez que o remédio oseltamivir deve ser receitado a todos os pacientes com sintomas de gripe que residem nas regiões em que há circulação comprovada do vírus Influenza A ou H1N1”.