Atividade literária, idealizada pelo vereador Farid Zaine, visa à homenagem dos 20 anos do Teatro Vitória
Para estimular que os limeirenses reflitam sobre o tema Paz e Vitória, uma alusão ao nome do Teatro Vitória, que chega aos seus 20 anos neste ano, bem como ao Teatro da Paz, a Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, realiza o concurso de poesias Paz e Vitória. As inscrições começam no próximo dia 30 e o regulamento pode ser encontrado no site www.limeira.sp.leg.br, a partir dos próximos dias.
Criador da atividade literária, o vereador Farid Zaine pontuou que os versos contidos na produção poética dos interessados devem retratar a história do Teatro Vitória e sua contribuição à formação cultural dos limeirenses. “Fico vendo aquele espaço tão importante para a nossa cultura chegando à sua segunda década de existência e imagino o quanto de histórias maravilhosas da arte nasceram ali, quantos projetos deram certo a partir daquele palco, o nosso principal palco. Pretendemos, portanto, com rimas, mostrar o nosso carinho pelo Teatro Vitória, carinho este que será retratado por tantos poetas limeirenses”, comentou o vereador.
Todos os limeirenses, nascidos ou residentes no município, podem participar (inscrições de 30 de maio a 30 de junho). A poesia só poderá ser enviada via e-mail, pazevitoria@limeira.sp.leg.br, digitada, Arial 12, acompanhada da ficha de inscrição devidamente preenchida, que também poderá ser acessada oportunamente no site da Câmara. Serão selecionadas as 30 melhores poesias, sendo que haverá menções à primeira, segunda e terceira colocadas. Os autores das produções escolhidas pela Comissão Julgadora receberão diplomas na solenidade de premiação, prevista para acontecer no dia 9 de setembro. Cada poeta só pode participar com uma poesia.
Comporão a Comissão Julgadora do concurso Paz e Vitória representantes das secretarias de Educação e Cultura, Diretoria de Ensino de Limeira, Academia Limeirense de Letras (ALLe), Sociedade Literária Limeirense (SOLL), Centro do Professorado Paulista (CPP) e meios de comunicação da cidade.
Entusiasmada, a diretora da Escola Legislativa, Mara Jaqueline de Oliveira, acredita que a proposta contará com muitos interessados, visto que Limeira é uma cidade rica em talentos da área de poesias, mas lembrou que a ação visa à descoberta também de novos talentos. “Todos estão convidados a participar desse concurso para que, por meio de rimas, a Câmara contribua com as homenagens ao nosso Teatro Vitória”, afirmou.
Fazem parte da Comissão que organiza o concurso de poesias Paz e Vitória os vereadores Farid, Dr. Júlio e Ronei Martins.