• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Saúde visita CSF do Pinhal e Centro de Saúde da Criança

Comissão de Saúde visita CSF do Pinhal e Centro de Saúde da Criança

Acompanhe os desdobramentos das visitas

Data de publicação: 06/05/2016 11:22 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Os vereadores da Comissão Permanente de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, da Câmara Municipal de Limeira, visitaram na terça-feira, 3, o Centro de Saúde da Família (CSF) do Pinhal e o Centro Municipal de Saúde da Criança para averiguar as condições de instalação e de atendimento à população. Além da presidente da comissão, Dra. Mayra Costa, participaram os vereadores Aloízio Marinho de Andrade e Lucineis Aparecida Bogo, a Lu Bogo, que são membros. Após as visitas, a avaliação da presidente da comissão, em relação às duas unidades, é positiva, apesar de encontrar problemas pontuais em cada uma delas.

Localizado na área rural de Limeira, o CSF do Pinhal “Alvina Luiza Ivers Doring” foi reinaugurado em agosto de 2015 e recebeu novos ambientes, como a ampliação da farmácia e a reforma do almoxarifado, da recepção, da cozinha e da lavanderia. Um ponto positivo destacado pela comissão é o atendimento diário de dentista, durante todas as manhãs e as tardes.

Apesar das instalações adequadas do posto, foi identificada a falta de mais consultórios para atendimento da equipe médica. A unidade conta com três médicos - dois clínicos e um pediatra -, entre os quais, dois atendem um dia por semana e outro, do Programa Mais Médicos, atende todos os dias úteis da semana. Como o posto tem apenas um consultório, em alguns momentos, quando coincidem os horários de trabalho dos médicos, não há disponibilidade de espaço para dois atendimentos simultâneos.

A unidade conta ainda com uma técnica de enfermagem e uma enfermeira - o que é insuficiente, segundo a coordenadora do CSF de Pinhal, Maria Ilidia Kapp. Outro problema relacionado à equipe de enfermagem é a falta de um veículo para realizar as visitas domiciliares, já que as profissionais são agentes de saúde. Apesar das cobranças da coordenação, a Prefeitura ainda não disponibilizou um carro para facilitar o transporte das profissionais. “A Comissão de Saúde já havia detectado esse problema e atua junto ao Executivo para solucioná-lo, principalmente porque, com um veículo próprio, o atendimento naquela região seria muito mais adequado”, destacou Dra. Mayra.

“Não adianta ter uma estrutura de saúde da família, se não houver condições de fazer visitas na área rural de Pinhal, de um sítio para o outro”, analisou Dra. Mayra. O veículo também contribuiria para diminuir o atendimento no CSF do bairro Nova Limeira, já que muitos moradores do Pinhal buscam o suporte médico no outro posto por causa do transporte coletivo.

Além do Pinhal, o CSF atende cerca de 500 famílias dos bairros Água Espraiada e Frades.

 

Atendimento infantil

Com um média de 160 atendimentos por dia, o Centro de Saúde da Criança “Dra. Zilda Arns Neumann”, localizado na região central de Limeira, oferece boas condições de atendimento à população, constataram os vereadores da Comissão de Saúde durante a vistoria. Em dias atípicos, como nas segundas-feiras, o número de atendimentos na unidade chega a 200, com pico de 250 casos recebidos.

A unidade conta com três médicos, duas técnicas de enfermagem, que trabalham em regime de plantão, e uma enfermeira que atua no horário comercial.

Os vereadores encontraram problemas na farmácia central. Atualmente, o setor, que já teve três profissionais, conta apenas com um farmacêutico para fazer o atendimento entre 8h e 22h. Por causa disso, o serviço é interrompido entre 11h30 e 12h30, para o horário de almoço, prejudicando os usuários que buscam o serviço nesse período. Após às 15 horas, e nos finais de semana, o farmacêutico é substituído por plantonistas de outras unidades. Dra. Mayra informou à coordenação que requisitará ao secretário de Saúde, Alexandre Ferrari, a contratação de um auxiliar farmacêutico para o setor.

Nas duas visitas, Dra. Mayra Costa colocou a Comissão de Saúde à disposição da coordenação e dos profissionais das unidades, a fim de receber reclamações e denúncias, como também intermediar as tratativas com a Prefeitura. Além dela, Lu Bogo e Aloízio, fazem parte da Comissão de Saúde os vereadores Luís Fernando Silveira (Luisinho da Casa Kühl) e Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), ambos justificaram ausências.