Erika Tank questiona sobre segurança, preservação e animais
Com o anúncio de que a área do antigo zoológico municipal virará um parque urbano, com pistas de caminhada e áreas de descanso, playground para crianças e outras áreas específicas, há a preocupação com relação ao seu horário de funcionamento, formas de monitoramento e segurança no local, além das regras que regerão a permanência de animais no local.
Esses são os questionamentos levantados pela vereadora Erika Tank, por meio de requerimentos protocolados na Câmara Municipal esta semana. “São indagações pertinentes quanto ao período em que o parque funcionará e se existirá monitoramento do local por câmeras e presença de agentes de segurança, uma vez que muitas pessoas frequentarão o lugar, causando essa preocupação com sua segurança”.
Erika questionou também quanto às regras de permanência e acesso de animais no local. “Sabemos que muitas pessoas acessarão o local para prática de caminhada e lazer com seus animais, por isso é importante sabermos como serão as regras de acesso e permanência deles no parque, para garantirmos uma saudável interação entre os frequentadores”, reforçou a vereadora no documento.
São informações quanto ao despejo de dejetos, se estão previstas lixeiras específicas para o descarte e se há a possibilidade de se fazer uma parceria com a iniciativa privada para a disponibilização de sacolas para coleta e descarte desses dejetos. Outra indagação é quanto à instalação de bebedouros para esses animais ao longo de toda extensão do parque.
“Em algumas cidades, os parques urbanos possuem totens com bebedouros instalados e sacolas para a recolha dos dejetos, uma preocupação sanitária com os frequentadores e também com o bem-estar dos animais”, lembrou Erika, que pede ainda se há previsão de colocação de placas com instruções quanto a essas regras.
Outro requerimento questionou se houve estudos junto aos órgãos e entidades de medicina veterinária quanto ao impacto ambiental, como se dará o controle de pragas e vetores e se foi realizado monitoramento de espécies, preservação e possíveis realocações dos animais que ainda vivem no parque, além dos cuidados de preservação da nascente existente no local.
Os documentos já foram apreciados na última Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira, 25, e agora seguem para a Prefeitura responder em um prazo de 15 dias, que pode ser prorrogado por igual período.
*Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank.