Documento foi protocolado nesta semana
Preocupada com o aumento no número de casos de violência no entorno da Faculdade de Ciências Aplicadas (Unicamp), em Limeira, a vereadora Dra. Mayra Costa protocolou um requerimento no Legislativo cobrando informações do Executivo. Por meio do documento, formalizado na última terça-feira, 12, a parlamentar quer saber sobre as medidas tomadas com relação à falta de segurança na região.
A Unicamp está localizada no bairro Jardim São Paulo, área onde foi registrado um avanço de 16,55% nas ocorrências de roubos e furtos, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O acréscimo no percentual refere-se aos registros dos meses de janeiro e fevereiro de 2016, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em números absolutos, a estatística revela 145 casos no primeiro bimestre de 2015, enquanto este ano o número saltou para 169.
No requerimento, a vereadora Dra. Mayra Costa justificou a importância de obter as informações do Executivo. “Esses dados são necessários para o cumprimento das ações de fiscalização, sendo que muitas pessoas têm reclamado da falta de segurança, tanto para moradores quanto alunos que transitam na área para chegar ou sair da faculdade. Além dos assaltos, há também perseguição e assédio às vítimas”, descreveu.
Já protocolado na Câmara Municipal de Limeira, o documento segue para ser lido em Sessão Ordinária. A próxima etapa será o encaminhamento para o órgão competente da Prefeitura, que terá um prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado por igual tempo, para responder ao pedido da parlamentar.
INTERESSE PÚBLICO
A iniciativa da vereadora se soma ao interesse manifestado por moradores e estudantes que frequentam a região afetada pela falta de segurança. O assunto motivou, na quarta-feira, 13, um protesto dos alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Tecnologia (FT), que integram a Unicamp. Outro movimento organizado na internet pelo grupo, com o título “Mais segurança nos arredores da Unicamp para comunidade ir e vir”, disponibiliza uma petição pública que será direcionada à Secretaria de Segurança Pública de Limeira.