Parlamentares trazem questionamentos sobre o assunto em requerimento já protocolado na Câmara
A bancada do PT da Câmara Municipal apresentou requerimento solicitando informações sobre os chamados “rolezinhos” que ocorrem todas as sextas-feiras à noite em frente à Prefeitura de Limeira. O requerimento, que foi um pedido da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), é assinado pelos vereadores Aloízio Marinho de Andrade, Prof.ª. Érika Monteiro, Ronei Martins (foto) e Wilson Cerqueira.
Os parlamentares questionaram se existem estudos, levantamentos, ações e políticas públicas do Executivo relacionadas a esse fenômeno. E, em caso positivo, solicitam cópias dessas iniciativas.
Os “rolezinhos” são encontros combinados pela internet, geralmente por meio de redes sociais, como o Facebook, compostos por jovens e adolescentes. Segundo a proposição, os eventos são uma forma de "busca de reconhecimento", nos quais a juventude da periferia procura ocupar espaços coletivos - públicos e privados – “historicamente vistos como pertencentes às pessoas de classe média e classe alta”.
O requerimento também citou a realização de “rolezinhos” na Avenida Saudades, na região central da cidade. A diferença, no entanto, destacam os vereadores, é que esses eventos são frequentados por pessoas “de classe média e alta”.
“Não negamos que há problemas e exageros a serem corrigidos nesses eventos, porém há que se pensar, em primeiro lugar, em algo que vá além da simples repressão policial como forma de solucionar as questões da sociedade. É necessário mudar essa realidade onde a juventude negra e periférica é vista somente como um problema a ser extirpado”, destacou o requerimento da bancada petista.