Radar, futebol, imediatismo e MST foram os temas abordados
A Tribuna da Câmara Municipal de Limeira foi requisitada por quatro vezes durante a Sessão Plenária desta segunda-feira, 11. Os temas abordados foram a nova contratação do radar; incentivo aos jovens futebolistas; escolhas temporais e melhorias para o assentamento Elizabete Teixeira.
Augusto Alexandre, o primeiro orador, responsável pela publicação em rede social sobre o contrato do radar, pontuou sobre a explicação do Secretário de Mobilidade Urbana Sebastião Souza (no último dia 4, no Legislativo), a respeito do novo contrato, na ordem de R$ 11 milhões.
Em suas pontuações, Alexandre discordou dos valores defendidos pelo Secretário. “Todos nós perdemos quando o município compra mal. Trata-se de erário público. É preciso rever as contas do novo sistema. A Secretaria precisa rever esta conta. Os estudos que apresento são feitos de modo precário, “Controle Social”, porque não tenho uma equipe para dar suporte, faço o trabalho sozinho e às vezes erro. E mesmo no meu erro, gostaria que os senhores vereadores olhassem com mais atenção para este contrato”, pontuou o cidadão.
O segundo orador da Tribuna, profissional autônomo Mário Lucio de Oliveira, estava acompanhado de seu filho, Matheus Dantas de Oliveira, 14, jogador de futebol.
De acordo com Oliveira, o seu filho já representa Limeira em diversas competições estaduais e até sul-americanas. Após um processo seletivo, recentemente o jovem foi selecionado para treinar pelo Barcelona, em São Paulo, porém, a família não tem condições de arcar com as despesas.
“Sou vendedor e minha esposa é cabelereira. Precisamos que os senhores nos ajudem a dar suporte para nosso filho nesta seleção, onde três vezes por semana tem o treino em São Paulo. Venho pedir ajuda para investir neste jovem que pode despontar no esporte e quem sabe, no futuro, levar o nome de Limeira para o cenário nacional ou internacional”, destacou Oliveira.
“Escolhas Temporais e a Cultura do Imediatismo” foi o tema desenvolvido por Ewerton de Oliveira na Tribuna. Em sua fala o orador provocou o público a pensar os motivos que propiciaram o Brasil a estar em crise.
Segundo o orador, pelas escolhas temporais é possível aceitar o sacrifício do momento a troco de benefícios futuros, ou seja, soluções a curto prazo. “Está impregnado em nossa cultura sermos imediatistas. Na colonização, negros livres, trocaram a liberdade por pratos de comida”, exemplificou.
A sugestão do orador é para buscar soluções definitivas. “Sempre apagaremos incêndios e eles sempre voltarão. A estratégia e eficácia operacional precisam caminhar juntas para a solução dos problemas, pensando assim no futuro”, pontuou o orador.
João Batista Silva, morador do Assentamento Elizabete Teixeira, pediu por melhorias no assentamento. “Precisamos do mínimo de condições para melhorar e produzir mais no assentamento. O pedido é para que os vereadores apelem aos órgãos responsáveis para providenciar a instalação de energia elétrica e da construção da passarela, há nove anos aguardamos energia elétrica, passarela na Rodovia Anhangüera”.
Os vídeos com as Tribunas estão disponíveis no site www.limeira.sp.leg.br no canal Youtube.