• Inicio
  • Notícias
  • Com a proposta de chamar mais a atenção dos jovens ao exercício da cidadania, começa o Parlamento Jovem Limeira

Com a proposta de chamar mais a atenção dos jovens ao exercício da cidadania, começa o Parlamento Jovem Limeira

Atividade, organizada pela Escola Legislativa Paulo Freire, será dividida em quatro etapas; objetivo é educar para a democracia

Data de publicação: 04/04/2016 15:10 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, visando à participação ativa e à formação suprapartidária dos jovens da cidade, inicia nesta quinta-feira, 7, na Escola Estadual Arlindo Silvestre e no Colégio Portinari, o Parlamento Jovem Limeira - A Câmara vai à Escola. A atividade, com foco na educação para a democracia, será levada para 50 estudantes de ambas as instituições de ensino, dos segundos anos do ensino médio, durante quatro quintas.

Segundo a proposta, o Parlamento Jovem é um projeto de formação suprapartidária voltado aos jovens, com o objetivo de prepará-los para uma participação cidadã mais qualificada. Por meio dele, serão trabalhados elementos fundamentais ao desenvolvimento de uma cultura democrática e ao conhecimento de regras institucionais de um regime democrático, buscando despertar nos jovens o interesse pelas atividades públicas, formando-os para uma convivência mais colaborativa na sociedade.

Para a diretora da Escola Legislativa, Mara Jaqueline de Oliveira, o Parlamento Jovem é uma conquista para o município, pois em tempos de discussões tão complexas sobre o universo político, é pertinente e fundamental oferecer aos jovens subsídios capazes de gerar equilibradas reflexões. “Independente de nossas posições e convicções, é preciso que participemos com responsabilidade e respeito de todos os debates públicos relacionados à nossa cidade, ao Estado e ao país, isso é cidadania. E acredito que cursos assim, dessa amplitude, estimulem ainda mais a participação dos interessados jovens limeirenses, indo ao encontro também da missão da Escola Legislativa limeirense”, pontuou. Ela destacou ainda que, em ambas as escolas que recebem inicialmente essa atividade, houve um grande número de estudantes interessados. “Tanto a escola Arlindo Silvestre quanto o Colégio Portinari tiveram que selecionar seus alunos, isso mostra que o projeto não só foi bem aceito pela diretoria e professores, mas também pelos próprios jovens”, completou Mara.

O Parlamento Jovem é dividido em quatro etapas: Política e Democracia; Sistema Eleitoral e Regras do Jogo; a Câmara Municipal e a Atuação do Vereador; e a Vivência Democrática. “Na última fase, os participantes simularão, dentro da Câmara, uma Sessão Ordinária, apresentando suas ideias que surgiram no decorrer de toda a atividade”, garantiu a diretora da Escola Legislativa.

São três professores ligados ao laboratório de políticas públicas da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), campus de Araraquara. Eles já realizam esse projeto há três anos nesta cidade, em parceria com a Escola Legislativa de lá, com todas as escolas da rede pública. Conheça-os:

 

- Bruno Souza da Silva: doutorando em Ciência Política pela Universidade de Campinas (Unicamp) e mestre em Ciências Sociais (Unesp).

- Maira Gonçalves Lopes: doutorando em Ciências Sociais (Unesp) e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Eduardo Lopes Seino: mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).

 

O Parlamento Jovem acontece às 14h na Escola Arlindo Silvestre e, na sequência, às 16h, no Colégio Portinari. “Vamos verificar como será a resposta dos estudantes a esse projeto e, quem sabe, ele será levado, futuramente, a mais escolas, atendendo outros jovens? Essa é a nossa expectativa”, concluiu Mara.