Atividade é gratuita e conta com três módulos
Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Limeira e Unicamp, por meio do Núcleo Pagu, com o apoio da Escola Legislativa Paulo Freire, realizam no mês de março o curso de formação e capacitação ao atendimento à mulher em situação de violência, no Legislativo. O curso é gratuito à população, conta com três módulos e as inscrições podem ser realizadas diretamente na abertura da atividade, no próximo dia 8, às 14h30.
Na primeira data do curso, acontece a abertura do ciclo de palestras, com o tema “Direitos Humanos para todos/as? Os significados da diferença no atendimento às populações alvo de violência”. Compõe a fase primária da proposta ainda, discussões voltadas ao feminismo, articulando um histórico das lutas e conquistas, com a emancipação da mulher e sua inserção no mercado de trabalho e na política, nos dias 9, 10 e 11, às 14h.
Já na segunda parte do curso, que acontece nos dias 15, 16 e 17, às 14h, ocorre debate com foco nas diferenças entre homens e mulheres, expondo as articulações desses pontos, as estruturas hierárquicas, as assimetrias e os locais ocupados por grupos que são alvos de discriminações.
A terceira e última fase da ação que discute o atendimento à mulher em situação de violência ocorre nos dias 21, 22 e 23, às 14h, com ponderações sobre as relações entre as redes de atendimento e o Poder Público, com suas definições básicas, como o papel do Estado no atendimento às populações vulneráveis, os acessos diferenciados às redes de atendimento. O encerramento do curso é no dia 30 de março, no mesmo horário, com a avaliação das oficinas e a retomada dos pontos centrais.
Para a Procuradora Especial da Mulher, Erika Tank, trata-se de uma grande atividade voltada à situação da mulher em situação de violência, engajando a Câmara, os coletivos e os cidadãos, de uma forma em geral, nesse assunto que precisa ser discutido de forma incansável, para que a desigualdade entre homens e mulheres seja enfraquecida continuamente. “Enquanto procuradoras da mulher, estamos muito orgulhosas de, em parceria com a Unicamp e a Escola Legislativa, oferecermos um curso de tamanha qualidade, em um nível de discussão muito elevado”, disse a parlamentar. Fazem parte do grupo também as vereadoras Dra. Mayra Costa, Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo) e Prof.ª. Érika Monteiro.
“É uma satisfação intermediar um convênio com a Unicamp, afirmando a conexão da Escola Legislativa Paulo Freire com centros de ensino de excelência”, comentou a diretora da escola, Mara Jaqueline de Oliveira.
SERVIÇO:
Curso de Formação e Capacitação ao Atendimento à Mulher em Situação de Violência, às 14h30
Módulo I:
Muitos Feminismos
- Histórico de Lutas e Conquistas
- Emancipação da mulher: contexto histórico-político-cultural
- Mulheres no Mercado de Trabalho
- Mulheres na Política
- Retrato das Brasileiras
- Discussão geral sobre a temática a partir das demandas apresentadas
Dias: 9, 10, 11 de março
Módulo II:
A questão da diferença
- Como se articulam as diferenças?
- As diferenças são estruturadas por hierarquias?
- Assimetrias entre homens e mulheres
- Lugar ocupado por grupos alvos de discriminações
- Discussão geral sobre a temática a partir das demandas apresentadas
Dias: 15, 16, 17 de março
Módulo III:
As relações entre as redes de atendimento e o Poder Público
- Algumas definições básicas
- O papel do Estado no atendimento às populações vulneráveis
- Acessos diferenciados às redes de atendimento: retomando as diferenças de sexo, raça/etnia, classe e geração
- Discussão geral sobre a temática a partir das demandas apresentadas
Dias: 21, 22, 23 de março
A Câmara Municipal de Limeira fica na Rua Pedro Zaccaria, 70, Jd. Nova Itália.