Sociólogo, Flávio Urra discorreu sobre o assunto
A Câmara Municipal de Limeira sediou nesta terça-feira, 1º de março, uma palestra ministrada pelo psicólogo e sociólogo Flávio Urra, com o tema “O Machismo mata: Mulheres e Homens”, voltada à conscientização popular acerca do tema, principalmente em relação às atitudes de garotos, rapazes e homens que, algumas vezes de maneira não intencional, reforçam o cenário de uma sociedade machista. É que o palestrante conta com experiência na área de psicologia, com ênfase em violência contra a mulher e grupos de responsabilização de homens autores de violência.
Urra abordou o machismo, com foco nas diversas formas de relacionamentos interpessoais e formação de grupos na família, bem como com relação às normas sociais impostas no cotidiano da sociedade que acabam reforçando ações e atitudes machistas nos cidadãos. “Vivemos numa cultura machista e aprendemos desde que nascemos a reproduzi-la, em alguns casos sem nem percebermos”, pontuou o palestrante.
Na plateia que participou da palestra, estavam jovens estudantes do Senac e Etec Trajano Camargo, além de representantes dos coletivos Marias e Rosa Lilás, do Centro Educacional João Fischer Sobrinho e integrantes da Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher Vítima de Violência. “Fico feliz em poder receber tanta gente jovem e disposta a discutir um tema tão importante e espinhoso como esse”, disse a diretora da Escola Legislativa Paulo Freire, Mara Jaqueline de Oliveira.
Participaram também da palestra os parlamentares Erika Tank e André Henrique da Silva, o Tigrão.
SAIBA MAIS SOBRE URRA
Urra é mestre em Psicologia Social na PUC-SP, tendo graduação em Psicologia, pela Universidade Metodista de São Paulo, e Ciências Políticas e Sociais, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Ele é especializado em Violência Doméstica pelo Lacri-USP e assistente na Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo da Prefeitura de Santo André (SP).