Autora da matéria, discutida na sessão desta segunda, é a vereadora Erika Tank
A Câmara Municipal de Limeira aderiu, oficialmente, ao movimento #HeForShe (#ElesPorElas), implementado em sedes da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas que atua em prol do empoderamento das mulheres em todo o mundo. O projeto de resolução, de autoria da vereadora Erika Tank, foi aprovado na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 22, com uma emenda da parlamentar Dra. Mayra Costa.
Segundo Erika Tank, a campanha pretende mobilizar homens e meninos, bem como sensibilizar empresas, universidades e governos, para que se posicionem e adotem ações contra as barreiras sociais e culturais que impedem mulheres e meninas de atingirem seu potencial e organizarem uma sociedade sem preconceitos. “Considerando o papel fundamental de homens e meninos como defensores e agentes de mudança, a campanha fornece uma plataforma para que os homens se identifiquem com esse assunto, visando à luta contra o machismo e os estereótipos ditados pela sociedade que transformam as mulheres em reféns”, declarou a autora da propositura.
“A aprovação dessa proposta significa uma adesão simbólica do Legislativo limeirense nessa importante campanha mundial, como forma de demonstrar o compromisso que temos com as mulheres e as meninas, por meio da voz ativa dos parlamentares, com foco no desenvolvimento e implementação de um plano de ação concreto e amplo, voltado para acelerar o empoderamento das mulheres em Limeira”, completou Erika Tank.
Conforme pontuado no projeto da vereadora, a Procuradoria Especial da Mulher e a Escola Legislativa Paulo Freire ficam responsáveis pela articulação e implementação da campanha durante toda sua vigência no Brasil, por meio de cooperação voltada à municipalidade, incluindo aportes sobre políticas públicas, realização de estudos, pesquisas, campanhas e debates contra o machismo e a favor dos direitos das mulheres.