• Inicio
  • Notícias
  • Erika Tank protocola pedidos de informações sobre doenças na tireoide

Erika Tank protocola pedidos de informações sobre doenças na tireoide

Saiba mais

Data de publicação: 17/02/2016 16:33 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Uma série de requerimentos protocolados pela vereadora Erika Tank busca informações quanto aos pacientes diagnosticados com problemas na tireoide e os tratamentos e cirurgias ofertados em Limeira.

No final do ano passado, a parlamentar realizou uma tireoidectomia total, cirurgia para a retirada de toda a glândula tireoide, após consultas com médicos que detectaram nódulos e cistos no local e que decidiram pela extração da glândula. Localizada na parte da frente do pescoço, a tireoide é responsável por sintetizar hormônios que regulam o organismo.

“São requerimentos que irão auxiliar no levantamento estatístico dessa situação na cidade e saber em quais áreas podemos aprimorar o atendimento. Bem sabemos que a tireoide é passível de diversos problemas que acarretam mudanças na qualidade de vida dos pacientes, razão pela qual as informações são de suma importância para orientar meus trabalhos nessa área”, disse Erika.

Os documentos questionam sobre dados na rede pública de saúde quanto aos pacientes diagnosticados nos últimos três anos, separados por sexo, faixa etária e tipo de diagnóstico, além de dados sobre tipos de cirurgias e tempo de espera, existência de médicos especialistas na rede pública, protocolo na atenção básica quanto a exames clínicos, medicamentos e formas de obtenção deles.

“Doenças da tireoide são bastante comuns, apesar de nem todos terem essa noção, e afetam principalmente as mulheres, aumentando os riscos com a idade”, lembrou. Outro questionamento foi com relação à radioiodoterapia e a possibilidade de se estudar a disponibilização das doses necessárias de sal não-iodado aos pacientes da rede pública que terão de fazer dieta sem iodo.

“Quando precisei fazer uso desse sal e não encontrei na cidade, tive que me deslocar até São Paulo para comprar uma quantidade acima do necessário ao meu tratamento. Como seu valor não é elevado, seria uma forma de aliviar a dificuldade que pacientes da rede pública têm em encontrá-lo por conta do deslocamento até outra cidade para comprá-lo”, reforçou a vereadora.

Um ponto reforçado por Erika por requerimento é quanto à proteção da tireoide em pacientes que realizam, na rede pública de saúde, mamografias, radiografias e demais exames que possam expor a tireoide. A preocupação foi também levada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, por meio de ofício entregue em mãos, para que se estudasse um programa estadual nesse sentido.

 

*Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank.