35 veículos contam com textos de poetas limeirenses nesta primeira etapa do projeto que foi lançado na tarde desta quarta; lei é de autoria do vereador Farid
Um ato simbólico para o lançamento do projeto de poesias coladas nos ônibus ocorreu na tarde desta quarta-feira, 17, no estacionamento da Câmara Municipal. A ideia do vereador Farid Zaine foi aprovada, como lei, no ano passado, já sancionada pelo Poder Executivo, e dispõe sobre a divulgação dos trabalhos dos poetas limeirenses nos veículos de transporte público do município de Limeira e dá outras providências. A primeira poesia afixada foi “Novo Sol”, de autoria da Prof.ª. Maria Negro Lencioni, uma grande militante cultural limeirense, que morreu no ano passado.
A lei de Farid (5.523/15) determinou apoio à divulgação dos trabalhos dos poetas limeirenses nos veículos de transporte público, com a colagem das poesias no seu interior, sendo considerados como poetas da cidade aqueles nascidos ou residentes no município.
De acordo com Farid, a proposta foi recebida com entusiasmo pelos poetas limeirenses, muitos deles presentes no ato simbólico que ocorreu na Câmara. “Nenhum poeta produz um trabalho para guardar, ele quer tocar a alma dos leitores e das pessoas. Acredito que essa proposta movimentará a cultura no dia a dia das pessoas que usam o transporte público da nossa cidade, além de despertar, nos cidadãos, o interesse pela leitura de poesias”, argumentou Farid, que é poeta. Além dele, estavam presentes os vereadores Nilton Santos (presidente do Legislativo), Ronei Martins, Erika Tank, Wilson Cerqueira, Jorge de Freitas e José Eduardo Monteiro Júnior, o Jú Negão. Da Viação Limeirense, participaram o gerente geral Marcelo Santana, o gerente comercial Leandro Minniti e o gerente operacional Antonio Teodoro de Souza. O secretário de Administração e Finanças da Câmara, Silvio Brito, e a diretora da Escola Legislativa Paulo Freire, Mara Jaqueline de Oliveira, também prestigiaram o projeto, além das equipes do Centro do Professorado Paulista (CPP) e Secretaria de Cultura, e poetas da Sociedade Literária Limeirense (SOLL) e Academia Limeirense de Letras (ALLe).
“A cultura ganha com uma proposta assim e ficamos muito contentes por termos aprovado esse projeto idealizado pelo colega Farid, pois o Legislativo contribui, da sua forma, para que a literatura seja mais fomentada na cidade”, disse Nilton Santos.
Segundo Santana, serão 35 veículos que contarão com suportes para que poesias sejam afixadas no interior dos veículos. “Nesta primeira fase, em que observaremos a reação do público a essa ideia, esses apoios estarão nos veículos novos, mas não está descartada a possibilidade de, no futuro, novos ônibus contarem com eles, para que mais textos circulem”, declarou.
ACESSO À CULTURA
Na avaliação do membro da SOLL, Carlos Jerônimo, a proposta é ótima e fortalece o vínculo do grande público com a cultura, principalmente aquela produzida por limeirenses. “Um poema pode fazer com que alguém se sinta acolhido e pode até ajudar com que a pessoa resolva um problema”, afirmou.
Carlos Alberto Fiore, também integrante da SOLL e da ALLe, explicou que a ideia é uma forma de colocar o poeta local em evidência, além de oferecer margem para que a população conheça e se interesse mais por esse tipo de cultura.
Presidente da SOLL, Priscila Celestino pontuou que o objetivo da lei é fazer com que o público tenha acesso à cultura no transporte público. “Pessoas novas podem começar a se interessar por poesia e, eventualmente, se expressar desta forma”, ponderou.
Produtora da Secretaria de Cultura de Limeira e atriz, Ariane Martins declamou a poesia “Uma Viagem”, de autoria de Farid, no ato simbólico para homenagear os poetas que, também na análise dela, foram coroados com um projeto tão sensível e importante para quem milita nas artes. “Levar rimas no cotidiano das pessoas, dentro dos ônibus, é uma ideia relativamente simples, mas muito apropriada e importante para quem torce pelas produções artísticas locais”, pontuou.
As poesias serão atualizadas em tempo ainda não determinado pela Viação Limeirense. “Vamos aguardar, primeiramente, a receptividade dos usuários do transporte público para, depois, verificarmos a frequência com quem atualizaremos e alternaremos as poesias”, comentou Santana.
Interessados em terem suas poesias coladas nos ônibus devem enviar os textos, preferencialmente não muito longos, por conta do espaço e da rotatividade das pessoas dentro dos veículos de transporte público, via e-mail: faridzaine@limeira.sp.leg.br, ou pessoalmente no gabinete de Farid na Câmara, que é o de número 14 (Rua Pedro Zaccaria, 70 – Nova Itália). Até o momento, conforme anunciado por Farid, 39 poesias já foram recebidas e enviadas à Viação Limeirense.