Moção com esse teor foi protocolada na Câmara
O vereador Jorge de Freitas é autor de Moção de Apoio aos Procuradores da República que lançaram projeto de lei com dez medidas contra a corrupção. A moção foi protocolada na Câmara Municipal de Limeira nesta sexta-feira, 5.
De acordo com ele, que considerou a estimativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), todos os anos valores entre R$ 50 e 80 bilhões são desviados dos cofres públicos. “É dinheiro suficiente para construir dez escolas de ensino fundamental em cada um dos 5570 municípios do Brasil”, apontou.
Jorge ainda explicou que, em 2013, no auge das manifestações ocorridas nas ruas de todo o país, um projeto que incluía como crimes hediondos corrupções ativa e passiva foi aprovado pelo Senado e enviado à Câmara dos Deputados, “mas está parado até hoje”.
“Há, ainda, uma proposta dos procuradores que criminaliza o caixa dois de campanhas eleitorais e a responsabilização dos partidos políticos. E, finalmente, programas de prevenção para treinar servidores, fiscalizá-los e divulgar campanhas para criar na população uma cultura contra a corrupção”, afirmou o vereador.
A moção será lida, debatida e votada em uma das sessões ordinárias do Legislativo.