Na oportunidade, secretário recebeu demandas que surgiram durante visitas dos parlamentares às unidades de saúde da cidade
O resultado das visitas dos vereadores que fazem parte da Comissão Permanente de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, da Câmara Municipal de Limeira, foi apresentado ao secretário de Saúde, Luiz Antônio da Silva (Luizinho), durante visita dele ao Legislativo na tarde desta segunda-feira, 21. Ele foi recebido pela presidente da comissão, Dra. Mayra Costa (PPS), e membros Luís Fernando Silveira (Luisinho da Casa Kühl – PSDB), Aloízio Marinho de Andrade (PT) e Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR).
Todas as pontuações observadas pelos vereadores nas visitas realizadas nas últimas semanas, que serão reforçadas por meio de um ofício que deve ser encaminhado aos órgãos competentes da Prefeitura nos próximos dias, focam nos problemas encontrados, principalmente em relação à estrutura física das unidades de atendimento à saúde da população, para que providências sejam tomadas pelos Executivo. Essa ação já tem sido defendida pela Comissão de Saúde há alguns meses que, na análise da Dra. Mayra, tem colaborado com a intervenção dos responsáveis para que melhorias cheguem nesses locais. “Notamos que, depois de ouvirmos a população e os funcionários dos espaços de saúde que visitamos, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tão importantes para a manutenção da saúde da sociedade, e relatarmos isso para Luizinho, as demandas foram agilizadas em alguns casos”, disse a vereadora.
Entre as solicitações apresentadas ao secretário na tarde desta segunda, constam pedidos de melhorias para as unidades de saúde do Belinha Ometto, Abílio Pedro, Graminha, Tatu e Policlínica Dr. Odair A. Ragazzo de Camargo, esta visitada pelos vereadores na semana passada. “Neste caso, por exemplo, explicamos ao secretário que tem sido alta a procura por especialistas, principalmente nas áreas de neurologia e endocrinologia. Ele, por sua vez, alegou que a Secretaria de Saúde encontra dificuldades para contratar médicos destas especialidades, mas que continuará buscando medidas para que uma solução seja encontrada e atenda a população”, afirmou Dra. Mayra que apresentou ainda outras demandas sobre a Policlínica, como a necessidade de serem consertados os aparelhos de ar-condicionado; melhorias no setor de feridas, inclusive em relação à questão dos curativos de alto custo do Estado; possibilidade de contratação de mais funcionários e técnicos que realizem os exames de raio-X, por conta da demora observada na realização desses procedimentos; e a instalação de uma televisão para a sala de ultrassom.
Além desse fato, outra situação dialogada com Luizinho foi a ausência de um veículo que fique na unidade do bairro do Tatu para que a população daquela região receba os profissionais que cuidam da sua saúde sem depender da disponibilidade de outros setores. “Isso seria de extrema importância e o secretário garantiu que esse caso deve ser resolvido em breve, já que há uma emenda do deputado federal Miguel Lombardi (PR) tramitando no Congresso nesse sentido”, contou a parlamentar.
Ao lado da Dra. Mayra, Luisinho da Casa Kühl, Aloízio Marinho e Lu Bogo, o vereador Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá – PSC) compõe a Comissão de Saúde, mas justificou sua ausência na reunião desta segunda.