• Inicio
  • Notícias
  • Controladora apresenta aos funcionários da Câmara dados sobre o Sistema de Controle Interno

Controladora apresenta aos funcionários da Câmara dados sobre o Sistema de Controle Interno

Auditoria interna é uma recomendação do Tribunal visando à transparência do Poder Legislativo

Data de publicação: 21/12/2015 14:16 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A controladora da Câmara Municipal de Limeira, Andréa Bruno, apresentou para os servidores que ocupam funções de encarregados, chefes e diretores na Casa, detalhes acerca do Sistema de Controle Interno (SCI), que funciona como uma “auditoria interna”, que é uma recomendação, acatada pela Mesa Diretora do Legislativo, vinda do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Junto de Andréa, atuam como coordenadores do SCI os funcionários efetivos Camila Locali e André Stocco.

O SCI, conforme pontuado por Andréa, permite a otimização das rotinas internas da Câmara, gerando eficácia, inclusive no atendimento à população, além de possibilitar a identificação de pontos cruciais e prioritários na rotina da Casa e oferecer mais tranquilidade aos administradores e funcionários. “Por meio deste Sistema, já aprovado pelos vereadores do Legislativo, será possível o dirigente municipal receber as informações qualificadas para tomar as decisões e obter mais segurança sobre a legalidade, legitimidade, eficiência e publicidade dos atos financeiros chancelados”, explicou a controladora.

As funções do SCI são: avaliar o cumprimento das metas físicas e financeiras dos planos orçamentários, bem como a eficiência de seus resultados; comprovar a legalidade da gestão orçamentária, financeira e patrimonial; comprovar a legalidade dos repasses a entidades do Terceiro Setor, avaliando a eficácia e a eficiência dos resultados alcançados; exercer o controle das operações de créditos, avais e garantias bem como  dos direitos e haveres do município; apoiar o Tribunal de Contas no exercício de sua missão institucional; em conjunto com as autoridades da administração financeira do município, assinar o relatório de gestão fiscal; atestar a regularidade da tomada de contas dor ordenadores de despesa, recebedores, tesoureiros, pagadores ou assemelhados.

Os primeiros trabalhos do SCI consistem em identificar, em todos os departamentos da Câmara, ações relacionadas à rotina desses setores, com o objetivo de coletar informações capazes de subsidiar o trabalho dos controladores. “Por isso realizamos essa reunião nesta manhã, para que todos fiquem cientes da nossa atuação, que será como um ‘olho mágico’, para que nosso atendimento seja mais eficiente, sempre norteado pela transparência”, finalizou Andréa.