A ideia é humanizar o atendimento a pacientes vulneráveis
A vereadora Dra. Mayra Costa (PPS), por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal de Limeira, solicitou informações ao Executivo sobre a existência de estudos para a implantação de Residência Terapêutica na cidade. Caso resposta positiva, a parlamentar quer saber para quando está prevista a medida. A matéria aguarda leitura em Plenário para ser analisada pelos órgãos competentes do Poder Executivo.
“Há a necessidade do resgate de pacientes e a disponibilização de um atendimento humanizado a eles, uma vez que, com o fechamento dos hospitais psiquiátricos, alguns pacientes ficam à mercê de atendimento”, justificou Dra. Mayra. “Pensando naqueles já hospitalizados há anos e, em alguns casos, que não possuem nenhum familiar ou responsável, ou que não mais se readaptam à vida em sociedade, é que a demanda se faz necessária”, completou.
De acordo com a cartilha “Para quem precisa de cuidados em saúde mental, o melhor é viver em sociedade”, do Ministério da Saúde, o Serviço Residencial Terapêutico é uma moradia, com casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder as necessidades de moradia de pessoas com transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.