Ela foi homenageada em atividade organizada na Câmara
Na noite de quarta-feira, 10, Raquel Oliveira Nunes recebeu a Medalha Dom Helder Câmara, por indicação do vereador Wilson Cerqueira (PT).
Raquel de Oliveira Nunes é educadora social, bacharel em Direito, Cofundadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente “David Arantes” – CEDECA, onde é Coordenadora Executiva de Limeira desde 2012, já foi eleita conselheira tutelar no ano de 1998 e contribui com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, desde sua criação, ocupando a presidência desde o primeiro semestre deste ano. Seu histórico demonstra que é uma defensora incondicional dos direitos das crianças e dos adolescentes e sofre cada vez que constata que um de seus direitos foram violados.
Segundo Raquel, “para quem conhece a história de Dom Helder Câmara e sua luta pelos direitos humanos, é uma honra receber tal homenagem”.
A medalha de honraria leva o nome de Dom Helder Câmara, religioso que dedicou sua vida aos mais necessitados. Em 1952, foi um dos fundadores do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e criou a Conferência do Episcopado Latino Americano (CELAM) em 1955. Foi arcebispo de Olinda e Recife (ordenado em 1964) e atuou em diversos movimentos - estudantis, operários, das ligas comunitárias contra a fome e a miséria, tendo sido um defensor ardoroso da justiça e cidadania.
Dom Hélder ficou conhecido como um líder contra o autoritarismo e abusos aos direitos humanos praticados por militares durante a ditadura militar. Publicou 23 livros, recebeu 716 títulos de homenagens e condecorações, foi membro de diversas organizações nacionais e internacionais e recebeu 25 prêmios da paz, sendo indicado por cinco vezes para o Nobel da Paz.
“A Comissão de Direitos Humanos tem o privilégio de indicar pessoas e instituições para um prêmio de tamanha importância e significado, destacando práticas e ações em defesa dos direitos humanos e contra a violações dessa garantia constitucional”, declarou Cerqueira, presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos do Consumidor, dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso, da Câmara Municipal de Limeira.
***Informações produzidas pelo Gabinete do Vereador Wilson Cerqueira (PT).