Representantes de três secretarias da Prefeitura participaram do Fórum
O 1º Fórum do Comércio Varejista de Limeira contou com a presença de líderes do comércio local que discutiram questões como segurança, desafios e oportunidades para seus empreendimentos. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 2, no auditório do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Limeira).
Entre as discussões, a segurança dos comerciantes do Centro Acima e do Centro Abaixo. O presidente da Associação dos Comerciantes do Centro Abaixo, José Geraldo Igídio Silveira, pediu a instalação de uma vaga naquela região para uma viatura da Guarda Civil Municipal.
Já a representante do Centro Acima, Elaine Cristina Rodrigues Fabri, destacou também a necessidade de auxílio tanto da PM quanto da Guarda Civil Municipal (GCM) para a segurança da região e falou sobre o vandalismo que impede a decoração externa das lojas.
Eduardo Hervantin, do Sicomércio, disse que a cidade tem um grande potencial de consumo, tanto que as chamadas “Feirinhas” querem vir para a cidade. Em sua opinião, o comércio local tem uma possibilidade real de recuperação se todos se unirem.
Badich Bechara, da Acil (Associação Comercial e Industrial de Limeira), lamentou a pequena adesão da população no concurso “Luzes da Cidade” deste ano, mas disse que a união de todos em torno de um objetivo comum pode mudar essa situação e o comércio de Limeira tem condições para isso.
O presidente do Sinecol (Sindicato dos Empregados no Comércio de Limeira e Região), Paulo Cesar da Silva, lembrou que 60% dos comerciários são mulheres e elas necessitam de creches para suas crianças, ainda mais no final de ano, quando o comércio fica aberto à noite. Ele fez um apelo às autoridades que estavam representando o prefeito Paulo Hadich, para que o assunto tenha uma atenção especial do Executivo.
Dirceu Antonio Fusch, presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo, ressaltou a importância deste primeiro Fórum que reuniu as principais lideranças do comércio da cidade, agradeceu a oportunidade de estar presente e ficou à disposição para novas conversações.
A representante da Asfel (Associação dos Feirantes de Limeira) falou das dificuldades que os feirantes enfrentam no seu dia a dia, mas disse que os interesses dos feirantes e dos comerciantes em geral foram defendidos e reiterou seu apoio às iniciativas que serão tomadas a partir deste primeiro encontro.
O secretário de Segurança Pública Municipal, Maurício Miranda de Queiroz, comentou os esforços de sua Secretaria para defender o comércio da cidade, fazendo valer a Lei 5.095 de 2013, que estabelece normas para obtenção do alvará de licença de funcionamento de feiras, bazares ou eventos similares itinerantes de venda a varejo ou no atacado.
O assessor executivo da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gino Torrezan, destacou os esforços de sua pasta para fomentar o empreendedorismo tanto do comércio como da indústria, falando do Empreendedorismo Global, das várias palestras sobre o assunto e as Câmaras de Comércio, com a presença de representantes de diferentes países.
O vereador Sidney Pascotto – o Lemão da Jeová Rafá, PSC – idealizador do evento, falou da importância de reunir lideranças tão influentes não só na área comercial, como também no cenário econômico do município. O vereador também deixou uma sugestão para a bancada, dando o nome de “Nossa Feirinha Limeira”, ação que, segundo ele, pode ajudar o comércio local a chegar mais perto da população com produtos de boa qualidade, preços atraentes e comercializados por quem a população conhece, por gente de Limeira.
“A ideia não é nova, porque a Acil e Sicomércio já fizeram muitas ações como a Semana do Freguês, o Dia do Consumidor e outras, mas talvez agora seja o momento de se implementar novamente uma ação que venha a beneficiar tanto os consumidores como os comerciantes, com o apoio das entidades do comércio e a Prefeitura Municipal”, explicou Lemão.
Estiveram também presentes no Fórum os vereadores Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR) e Júlio Cesar Pereira dos Santos (Dr. Júlio – Democratas). Vicente Poleti (Diretor da Secretaria da Fazenda), Capitão da PM Porcídio da Silva Neto .
***Informações do gabinete do vereador Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá – PSC)