Prof.ª. Érika havia questionado, em requerimento, atuação da Guarda Municipal na região do centro acima em Limeira
Em resposta ao requerimento protocolado pela vereadora Prof.ª. Érika Monteiro (PT), em novembro deste ano, que questionou o Executivo acerca da atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) no “centro acima” da cidade de Limeira, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Maurício Miranda de Queiroz, relatou que o aumento dos crimes na região se mostrou esporádico e está sendo combatido com o compromisso assumido pela GCM e Polícia Militar (PM), inclusive com a divulgação de parceria com os comerciantes pelo Projeto Câmera Cidadã, da Prefeitura. “A GCM e a PM realizam desde 2014 planejamento integrado dos patrulhamentos e estamos obtendo sucesso nesta redução, já que somos a cidade da região que mais diminuiu a criminalidade nos últimos três anos”, informou Queiroz.
O secretário reforçou, na resposta enviada à Câmara, que a Secretaria de Segurança Pública cuida da defesa civil, vigilantes patrimoniais e da GCM, sendo que esta tem como sua função principal a que é definida pela Constituição Federal, pelo Artigo 144, que diz “os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”.
Ainda visando à segurança da região, Queiroz lembrou que houve uma reunião realizada no último dia 13, no 36º BPM/I, articulada pela vereadora Erika Tank (Pros), com representantes do “centro acima”, em que foi explicado que já havia sido detectado, pelas reuniões de análises críticas, que o local estava carecido de mais atenção e que as providências já estavam sendo tomadas para intensificação do patrulhamento e solução do problema.
O secretário pontuou que, em comparação mês a mês, desde setembro de 2012 até setembro de 2015, a cidade obteve redução de 17,81% nos índices de criminalidade, à frente de Piracicaba, com 3,48%; Rio Claro, 9,10%; Campinas, 2,40%; Americana, 11,01%; e Sumaré, 3,99%. “No mesmo período, somente nos crimes de furtos e roubos, a redução foi de menos 790 e 206 casos, respectivamente”, disse.
O secretário finalizou o documento orientando a população que em casos de emergências ou denúncias a GCM pode ser acionada pelo telefone 153 e a Polícia Militar pelo telefone 190.