De janeiro a outubro o saldo de vagas está negativo em 3.619 vagas
A Consultoria Técnica Especializada do Legislativo apresenta a análise do boletim do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em Limeira no mês de outubro. De acordo com o estudo, neste período 694 vagas foram fechadas.
Os dados apresentados pelo CAGED, segundo o Consultor Técnico Dênis Matias, apontam que os setores com maior redução na Indústria de transformação (-276 vagas), construção civil (-253) e comércio (-182). No período de janeiro a outubro o saldo ficou negativo em 3.619 vagas. De acordo com o estudo Limeira lidera o número de fechamento de vagas, sendo seguida por Piracicaba (445 vagas fechadas), Americana (427 vagas fechadas).
Matias destaca que o boletim possibilita a realização de estudos e comparação de dados para traçar um perfil para acompanhar se houve evolução ou não na contratação de serviços, abertura de vagas.
“Se comparar o período com o mesmo de 2014, o setor do comércio, por exemplo, abriu apenas 29 vagas com carteira assinada. Este estudo nos permite acompanhar como a economia local está se comportando mediante a crise econômica a qual o Brasil está passando. E também temos a oportunidade de buscar formas para reduzir os impactos desta crise, por exemplo, conhecendo o mercado e buscando alternativas para lutar”, pontuou Matias.
O segmento que apresentou maior número de contratação, de acordo com o estudo, foi da agricultura. “Foram abertas 15 vagas formais de emprego e a função que mais admitiu no setor foi de cultivo de árvores frutíferas”, citou.
Matias ressaltou que mensalmente será apresentado pela Consultoria do Legislativo o boletim da CAGED para que os interessados tenham a oportunidade de acompanhar o desempenho de Limeira na abertura e ou fechamento de vagas de emprego. “Os dados foram disponibilizados para os vereadores e também estão à disposição dos cidadãos no site www.limeira.sp.leg.br”.