Vereadora tem realizado gestão acerca do assunto desde 2014
A vereadora Prof.ª. Érika Monteiro (PT) voltou a questionar o Executivo acerca da instalação da Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Limeira. Ela quer saber como estão as tratativas do município com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e se há local e data para a instalação do espaço que valorizaria o trabalho de proteção à mulher, proporcionando um atendimento específico, humanizado e célere em processos relacionados a casos de violência contra a mulher.
Segundo a vereadora, a implantação da referida Vara em Limeira trará a possibilidade do fortalecimento dessas instituições que prestam importantes serviços de amparo à mulher, além de representar uma relevante conquista na luta contra a violência doméstica e familiar.
Na justificativa do requerimento, a Prof.ª. Érika registrou um histórico sobre sua atuação quanto à instalação da Vara em Limeira, como a ida à Assembleia Legislativa, em 2014, num encontro promovido por Telma de Souza com Procuradoras Especiais da Mulher de diversas cidades do Estado e o desembargador José Renato Nalini, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, quando, na oportunidade, foi aprovada a criação de anexos de Varas Especiais em todas as comarcas do Estado.
No mesmo ano, conforme consta na justificativa do requerimento da parlamentar, houve nova reunião na capital, agora na sede do Tribunal de Justiça do Estado, com as Procuradoras, Telma e o juiz de direito, Ricardo Felício Scaff.
“Participamos dessas reuniões, reforçando a importância de Limeira receber essa Vara, e fizemos gestão junto ao Executivo para que um espaço assim, tão importante na luta contra a violência à mulher, fosse instalado na cidade. Por isso questionamos, novamente, como está a articulação dos órgãos competentes da Prefeitura com o Tribunal”, declarou a parlamentar.