• Inicio
  • Notícias
  • Assuntos diversos levam cidadãos a fazer uso da Tribuna Livre

Assuntos diversos levam cidadãos a fazer uso da Tribuna Livre

Zoo, segurança na região central, educação e Dia da Consciência Negra foram os temas das tribunas

Data de publicação: 17/11/2015 18:07 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Limeira foi requisitada por quatro momentos na sessão camarária desta segunda-feira, 16. Os temas foram diversos.

O biólogo Matheus Goulart informou o público e vereadores sobre a preocupação na função do zoológico, que, segundo ele, não educa. “Manter os animais em cativeiro é restringi-los à liberdade, privá-los da natureza”, pontuou. “Os pesquisadores quando estudam os animais, fazem isso em vida livre, e não em cativeiro”, considerou.

Goulart falou dos pilares: diversão, educação, pesquisa e preservação da espécie e concluiu que estes motivos não são fortes para manter os animais enjaulados. “É imoral. Esse aprisionamento prejudica o animal, leva o animal ao sofrimento. O que queremos que a pessoa aprenda visitando o zoológico? Tratar o zoológico como local de entretenimento e lazer não é a forma de trabalhar com as pessoas a questão da educação ambiental”, pontuou o biólogo.

Centro Acima
A comerciante Elaine Cristina Rodrigues relatou sobre a insegurança para a região do Centro Acima. Na oportunidade ela informou os presentes que nos últimos dois meses foram registrados 30 assaltos/furtos.

“Está difícil manter o nosso comércio com segurança.  Temos um abaixo-assinado em mãos e pedimos mais segurança. Cadastramos nossas câmeras no programa Câmera Cidadã, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e precisamos de atitudes que previnam o crime”, sugeriu a comerciante.

“Os poderes constituídos não podem se afastar de suas obrigações”, concluiu Elaine que agradeceu o apoio dos vereadores.

Educação
A moradora do Jardim Vanessa, Mariana Bergamasco, mãe de estudante da Emeief “Prof. Miguel Queija Gomes”, relatou a importância do funcionamento da escola, que há 30 anos, funciona no bairro.

“Nossos filhos frequentam a escola no Jardim Vanessa e agora que querem mudar os estudantes de escola a Secretária não nos atende, ninguém dá explicação. Queremos saber o que eles querem para nossa escola e vamos lutar até o fim”, desabafou Mariana.

De acordo com Mariana a escola será fechada para ser instalada no local uma base da Guarda Civil Municipal (GCM). “Nossos filhos não querem mudar de escola e queremos uma alternativa para resolver esta questão”, considerou.

Na oportunidade a vereadora Erika Monteiro (PT) informou que está acompanhando a situação da escola e vai acompanhar as reuniões que acontecerão para tratar deste assunto. “Vamos buscar uma saída melhor para as crianças e esperamos que a escola tenha um destino que a população aceite”, destacou a vereadora.

O presidente Nilton Santos (PRB), informou aos presentes que que em Piracicaba foi revertido o fechamento da escola.

COMICIM
O presidente do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (COMICIN) José Galdino, ao fazer uso da Tribuna falou da importância do feriado do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

“Nossa luta é emblemática e as pessoas não acreditam que ainda nos dias de hoje existe preconceito, racismo e outros fatores que afastam as pessoas umas das outras”, citou.

“O 20 de novembro tem uma importância fundamental porque remexe com a história do Brasil. Hoje conseguimos valorizar a mulher negra, que participa de competições de beleza, que está presente no comércio, e todas estas conquistas é fruto da luta de todos nós. A data deu uma iluminada na forma de discutir a discriminação”, avaliou.

“Agradeço a oportunidade e temos a tarefa de discutir o plano municipal de igualdade racial, vamos criar o conselho municipal de direitos humanos e convido os senhores a nos ajudar a organizar esta tarefa”, considerou Galdino. 
Assista aos vídeos das Tribunas pelo site www.limeira.sp.leg.br no Canal Youtube.