• Inicio
  • Notícias
  • PRAUP discute certificação para o Município Verde Azul

PRAUP discute certificação para o Município Verde Azul

A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 12, em Limeira

Data de publicação: 13/11/2015 11:12 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A Câmara Municipal de Limeira sediou nesta quinta-feira, 12, a reunião temática do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (PRAUP). Os palestrantes foram José Ricardo Lopes, Técnico do Projeto Verde Azul e o Promotor Ivan Castanheiro do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), que falaram do tema “Gestão Ambiental na região do Aglomerado de Piracicaba”.

O presidente da Câmara e 1º Secretário do PRAUP, vereador Nilton Santos (PRB), agradeceu a presença de todos e na oportunidade falou da acessibilidade do prédio do legislativo e das ações implantadas pela sustentabilidade. “Fazemos uso de papel reciclável, caixas acopladas no banheiro e canecas térmicas para todos os servidores, reduzindo assim, de maneira expressiva o descarte de copos plásticos”, informou. “Pequenas medidas são um avanço e queremos oferecer estas mudanças como exemplo para as Câmaras das cidades do PRAUP”.

José Ricardo Lopes, Técnico do Projeto Verde Azul explicou ao público presente que o programa é uma ação do Estado, que busca agir preventivamente e estimular ações ambientais locais. “Com estas ações o Estado economiza em  despesas futuras. No nosso Estado é uma questão nova que requer conscientização e incentivo”, destacou.

De acordo com Lopes, dos 23 municípios do PRAUP 19 são cadastrados no programa. “Na região do PRAUP apenas Limeira e Piracicaba são certificados. Das 23 cidades do parlamento somente 10 entregaram o relatório”, citou.

A maneira de dialogar, segundo Lopes, é favorecendo os arranjos regionais ajudem de fato os municípios a tratar os assuntos respeitando seus aspectos. Uma ajuda é o contato com os comitês de bacias, e as ações serão voltadas convergentes com este diálogo.

O Estado tem que se organizar e favorecer a relação. A atividade anual garante que seja divulgada para a sociedade um resultado informando se houve eficácia. Na agenda ambiental os temas propostos são esgotos, resíduos, biodiversidade, arborização, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, consumo excessivo de combustível, estrutura ambiental, conselho ambiental.

“A certificação significa que foi eficaz, o resultado foi positivo para aquele momento. O comitê trabalha para fomentar as discussões, alcançar resultados positivos para a sociedade”, destacou Lopes.

De acordo com o Promotor do GAEMA, Castanheiro, a participação do Legislativo no Conselho de Desenvolvimento é de fundamental importância. “É preciso trabalhar a forma de ação conjunta entre Estado e Município e para tratar das questões de interesse comum, como habitação de interesse social, planejamento e uso do solo, sustentabilidade, é preciso que todos participem”, sugeriu Castanheiro.

“É preciso estimular o engajamento municipal e é importante a participação do legislativo no conselho do desenvolvimento para ouvir a população. É um grande desafio, de levar informações para a sociedade”, completou o promotor.

Os vereadores de Limeira Aloizio Marinho de Andrade (PT), André Henrique da Silva, o Tigrão (PMDB), Erika Tank (Pros), Lucineis Aparecida Bogo, a Lu Bogo (PR), José Farid Zaine (Pros), Dr. Júlio (Democratas), Ronei Costa Martins Silva (PT), participaram da reunião.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori representou o Executivo e estava acompanhado pelo presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Osmar da Silva Júnior.

A sessão foi transmitida pela TV Câmara de Limeira e contou com a transmissão em libras. O vídeo está disponível no site www.limeira.sp.leg.br pelo canal do Youtube.