Secretário de Segurança Pública responde vereadora
Um requerimento da vereadora Erika Tank (Pros) questionou sobre a possibilidade de se estudar a implantação do projeto de Câmera Cidadã na Rodoviária Municipal de Limeira. A solicitação inclui estímulo às empresas para implantarem sistemas de monitoramento eletrônico e posteriormente o cadastramento dessas câmeras de segurança, além de aumento de efetivo que pratica ronda na região, principalmente durante a noite.
Segundo a vereadora, a ação agregaria esforços para minimizar a constante presença de pessoas assediando passageiros, especialmente mulheres. “Como se trata de um local de alto fluxo de pessoas, as câmeras inibiriam ações e entendo ser necessário também um aumento de policiamento no local, especialmente na base da Guarda Municipal ali instalada”, completou.
Como resposta, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Mauricio Miranda de Queiroz, informou que caso as empresas que ali estão instaladas desejem promover a contratação de câmeras de vídeo-monitoramento poderão aderir ao projeto câmera cidadã.
“Certamente a divulgação desta informação colaborará com a segurança daquele setor. É possível realizarmos uma reunião com a participação da vereadora e as empresas para analisar a questão e verificar a disponibilidade das empresas em promover tal investimento”, informou o secretário.
Sobre o aumento do efetivo no local, Queiroz ressaltou que não dispõe de mais guardas civis municipais para o local sem prejuízo de outros setores ou de patrulhamento de viaturas. “Mas o requerimento foi objeto de comunicação à diretoria operacional para que direcione atenção das rondas para tal local. Em caso de emergências ou denúncias a Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 e a Polícia Militar pelo telefone 190”, finaliza.
***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros).