A vereadora havia indicado ao Executivo disponibilização de guardas municipais do agrupamento ciclístico e agentes de trânsito no local
Durante os finais de semana, o Grupamento Ciclístico atua na região Central e no Parque Cidade, sendo que o Horto Florestal recebe a atuação de Guardas Municipais para a prevenção de crimes e violência no local. Essas informações foram encaminhadas pelo assessor executivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, André Moisés da Silva, à Câmara Municipal de Limeira, após uma indicação de autoria da vereadora Prof.ª. Érika Monteiro (PT), em que solicitava a atuação do Grupamento Ciclístico e agentes de trânsito no Horto Florestal aos finais de semana.
Segundo a vereadora, ela mesma constatou, em apenas um domingo, mais de 100 ciclistas no local e, devido ao grande número de pessoas e veículos, alguns acidentes têm ocorrido, por desrespeito às leis de trânsito e imprudência, havendo necessidade de ser reforçada a segurança no local.
Na resposta enviada à vereadora, Silva esclareceu que o Horto Florestal já é dotado 24 horas de uma viatura e dois guardas ou vigilantes para prevenção da violência e crimes no local, “os quais serão alertados sobre a preocupação da vereadora com os acidentes, a fim de que fiquem atentos e busquem prevenir tais fatos”.
O assessor também pontuou que, que em caso de emergências ou denúncias, a Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 e a Polícia Militar pelo telefone 190.