• Inicio
  • Notícias
  • Ronei presta apoio ao Ministério da Educação pelo tema defendido na redação do Enem

Ronei presta apoio ao Ministério da Educação pelo tema defendido na redação do Enem

Moção foi aprovada nesta segunda-feira, dia 9

Data de publicação: 10/11/2015 12:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trabalhado este ano, “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, recebeu o apoio da Câmara Municipal de Limeira, por meio de uma moção aprovada na Sessão Ordinária desta segunda-feira, de autoria do vereador Ronei Martins (PT).

Nas considerações da sua moção, Ronei pontuou detalhes históricos acerca do protagonismo da mulher na sociedade e sua luta diária contra o machismo, inclusive quanto à valorização profissional e ao direito do voto. “No Brasil, até 1932 as mulheres eram impedidas de votar, pois a sociedade as viam como seres incapazes de exercer direitos políticos, imagem esta que vem mudando ao longo do tempo, ainda que de forma tímida, devido à luta das mulheres para se tornarem protagonistas de seu próprio destino”, afirmou o parlamentar.

Conforme dados apurados por Ronei, coletados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são mais da metade da população e já estudam mais que os homens. “Portanto, elas têm menos chances de emprego, ganham menos do que o universo masculino, trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos”, completou o vereador.

Para defender sua moção, que conta ainda com as assinaturas dos vereadores do seu partido, Prof.ª. Érika Monteiro, Aloízio Marinho de Andrade e Wilson Cerqueira, Ronei argumentou que, “ainda hoje, as mulheres são vítimas de perseguições por não quererem continuar em um relacionamento afetivo e muitas delas são mortas pelos cônjuges que ainda as consideram como propriedade deles”. “A luta das mulheres não busca a dominação das mulheres sobre os homens, mas sim a igualdade material nos direitos e deveres de ambos”, finalizou Ronei.

A moção será encaminhada para a Procuradoria da Mulher da Câmara, à Delegacia da Mulher de Limeira, à Organização das Nações Unidades (ONU), às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, ao Ministério da Educação e ao Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

 

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'soap' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: