Moção foi aprovada nesta segunda-feira, dia 9
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trabalhado este ano, “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, recebeu o apoio da Câmara Municipal de Limeira, por meio de uma moção aprovada na Sessão Ordinária desta segunda-feira, de autoria do vereador Ronei Martins (PT).
Nas considerações da sua moção, Ronei pontuou detalhes históricos acerca do protagonismo da mulher na sociedade e sua luta diária contra o machismo, inclusive quanto à valorização profissional e ao direito do voto. “No Brasil, até 1932 as mulheres eram impedidas de votar, pois a sociedade as viam como seres incapazes de exercer direitos políticos, imagem esta que vem mudando ao longo do tempo, ainda que de forma tímida, devido à luta das mulheres para se tornarem protagonistas de seu próprio destino”, afirmou o parlamentar.
Conforme dados apurados por Ronei, coletados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são mais da metade da população e já estudam mais que os homens. “Portanto, elas têm menos chances de emprego, ganham menos do que o universo masculino, trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos”, completou o vereador.
Para defender sua moção, que conta ainda com as assinaturas dos vereadores do seu partido, Prof.ª. Érika Monteiro, Aloízio Marinho de Andrade e Wilson Cerqueira, Ronei argumentou que, “ainda hoje, as mulheres são vítimas de perseguições por não quererem continuar em um relacionamento afetivo e muitas delas são mortas pelos cônjuges que ainda as consideram como propriedade deles”. “A luta das mulheres não busca a dominação das mulheres sobre os homens, mas sim a igualdade material nos direitos e deveres de ambos”, finalizou Ronei.
A moção será encaminhada para a Procuradoria da Mulher da Câmara, à Delegacia da Mulher de Limeira, à Organização das Nações Unidades (ONU), às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, ao Ministério da Educação e ao Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).