Sessão de entrega dos diplomas aos destaques ocorreu na última sexta-feira; Colégio São José conquistou o primeiro lugar em três categorias
A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, realizou a entrega dos diplomas aos alunos que obtiveram destaque com suas redações dentro da segunda edição do Concurso Vinicius de Moraes que, em 2015, recebeu 250 inscrições, vindas de 13 escolas. A atividade, que nasceu no Legislativo por meio de uma ideia da vereadora Erika Tank (Pros), aconteceu na última sexta-feira, 23, no Plenário Vereador Vitório Bortolan. O Colégio São José venceu nas categorias nono, 1º e 3º anos (veja o resultado completo abaixo).
O tema deste ano foi “Água corrente, água doente: fonte de vista, risco de morte”. “Os alunos questionaram e passaram a ter mais consciência acerca da questão da crise hídrica, além do problema da dengue, que envolvem sim o Poder Público, mas também a população. Esse reconhecimento abre a possibilidade de mudanças de hábitos reais quanto ao uso da água”, declarou a diretora da Escola Legislativa, Mara Jaqueline de Oliveira.
Erika Tank agradeceu a participação das escolas no projeto e o envolvimento dos alunos, professores, coordenadores, diretores e funcionários para o êxito do concurso. “Essa atividade é uma corrente que abre a oportunidade para que nós, membros do Poder Legislativo, tenhamos mais contato com o que passa na cabeça dos nossos estudantes”, discursou.
A comissão de vereadores que colaborou com a organização do concurso na Câmara foi presidida por Farid Zaine (Pros), formada pelos parlamentares Dr. Júlio (Democratas) e Wilson Cerqueira (PT), “Com esse projeto, temos ainda mais certeza de que há muitas pessoas que querem se expressar pelas palavras e isso tem que ser valorizado, incentivado e respeitado por esta Casa, que representa também a democracia, abrindo espaço para concursos do gênero”, disse Farid.
O presidente do Legislativo, Nilton Santos (PRB), reforçou a importância da Câmara incentivar o debate sobre todos os temas que estão inseridos na sociedade, objetivo do Concurso Vinicius de Moraes. “Como presidente desta Casa, só posso agradecer pela confiança com que todos os participantes adotaram esse projeto. Independentemente dos resultados, ver jovens pensando e pesquisando sobre a crise hídrica foi desafiador e, ao mesmo tempo, motivador. Parabéns a todos”, elogiou.
Durante o anúncio das redações premiadas, Beatriz Valquíria Ribeiro, Veraiz Souza, Adriana Pessatti Azzolino e Otacílio Monteiro declamaram poesias. O corpo de jurados do concurso foi formado pelos vereadores Farid e prof.ª. Érika Monteiro (PT); jornalista Rafael Sereno; presidente da Academia Limeirense de Letras (ALLe), Adriana Pessatti; membro da Sociedade Literária Limeirense (SOLL), Otacílio Monteiro; coordenador do Sindicato dos Professores Estaduais do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), de Limeira, Edivaldo Mendes; membro do Núcleo de Formação Pedagógica da Diretoria de Ensino, Jonas Beltrão de Oliveira; e Ana Terezinha Carneiro Naleto, do Departamento Pedagógico do Centro do Professorado Paulista (CPP), de Limeira. Foram apoiadores do concurso a Odebrecht, a Cuki, as Óticas Carol, o Território Cultural e o Shopping Pátio.
VEJA O RESULTADO:
NONO ANO
Terceiro Lugar: Ana Clara Firmino Miwa (Colégio Jandyra)
Segundo: Leonardo Rodrigues Assunção de Jesus (Paulo Chaves)
Primeiro: Ana Carolina Carvalho Corrêa (Colégio São José)
PRIMEIRO ANO
Terceiro: Monique Félix Fernandes (Trajano Camargo)
Segundo: Gabrielle Moraes Figueiredo (Portal Anglo)
Primeiro: Maria Teresa Raetano Cardoso (São José)
SEGUNDO ANO
Terceiro: Isabela Fontanin Moraes (São Benedito)
Segundo: David Ivo Nunes de Sousa (Sesi 340)
Primeiro: Carolina Frésca Alves (Jandyra)
TERCEIRO ANO
Terceiro: Ane Caroline Arruda (Aprovado)
Segundo: Letícia Bueno da Silva (Organização Einstein de Ensino)
Primeiro: Rodrigo Vidal de Lima (São José)
Foto: Primeiro lugar do 3º ano; do Colégio São José; Rodrigo Vidal de Lima