Medida visa à redução do descarte de copos plásticos
Com a finalidade de trabalhar com o conceito de sustentabilidade, o presidente do Legislativo, vereador Nilton Santos (PRB), e o Secretário de Administração e Finanças, Silvio Britto, em reunião com os chefes de gabinete e de departamentos no último dia 16, distribuíram canecas térmicas para todos os servidores da Casa.
“Sustentabilidade e responsabilidade são medidas que buscamos com essa ação. A caneca térmica é reutilizável e tem grande durabilidade. Assim, reduziremos a utilização de copos descartáveis, deixando este material para uso exclusivo dos visitantes”, explicou o vereador.
De acordo com o Secretário de Administração e Finanças, o investimento do Legislativo com as canecas foi de R$ 2,6 mil (dois mil e seiscentos reais). “Esperamos reduzir o número de copos descartáveis. Esta medida visa não só à economia, mas a conscientização sobre sustentabilidade e reciclagem”, comentou.
Nilton Santos informou que outras medidas com o propósito de promover a sustentabilidade serão adotadas. “Com as novas tecnologias utilizamos muito material digital e para contribuir com os trabalhos dos vereadores disponibilizamos um scanner para cada gabinete. Com esta medida vamos reduzir ainda mais o gasto com papel”, informou o presidente.
Com foco na sustentabilidade e educação ambiental, a Câmara de Limeira instalou, em pontos estratégicos, lixeiras com identificação, para descartar de forma responsável os materiais. “Garrafas de água, copos descartáveis, jornais, papéis são armazenados ao longo da semana e depois recolhidos. Queremos que a nossa Câmara seja referência em sustentabilidade e acessibilidade. Contamos com a colaboração de todos”, destacou Nilton Santos.
Projetos
De acordo com o presidente Nilton Santos, estão previstos para o próximo ano alguns investimentos para o Legislativo, entre eles, a construção do prédio anexo, que contará com sustentabilidade, sistema de energia solar e reutilização de água da chuva, a locação de veículos, entre outros.
“O anexo, assim que ficar pronto, será modelo para outras cidades. Vamos fazer uma Câmara com sustentabilidade, ou seja, vamos aproveitar a energia solar, ventilação natural e faremos também o reuso da água. É um projeto futurista, que atenderá as necessidades do Legislativo pelos próximos 20 anos”, comentou Nilton Santos.
“Não é viável para o Legislativo investir em um bem perecível como o carro, que precisa constantemente de manutenção e reparos. Com a locação, vamos dispor sempre de veículos novos para atender os vereadores”, concluiu o vereador.
O vereador destacou também que por meio da Escola Legislativa “Paulo Freire” servidores do Legislativo fizeram curso em São Paulo sobre cuidados com o ambiente e limpeza, além de participarem de palestras sobre reciclagem e reutilização de materiais.