Nova reunião de trabalhos dos vereadores acontece na segunda
Os vereadores Aloízio Marinho de Andrade (PT), Luís Fernando Silveira (Luisinho da Casa Kühl – PSDB) e Edivaldo Soares Antunes (Dinho – PSB), que formam a Comissão de Ética Parlamentar, ouviram na tarde desta quinta-feira, 15, André Henrique da Silva, o Tigrão (PMDB), acerca de declarações do parlamentar ao programa Meio Dia, da Rádio Educadora AM, em participações nos dias 2 e 9 de junho.
A Comissão de Ética foi criada, depois do Plenário ter acatado parecer prévio da corregedora da Câmara, Dra. Mayra Costa (PPS), que apontou penalidade de perda temporária/suspensão do exercício do mandato de Tigrão pelo período de 30 dias. Cabe agora à comissão aprofundar a investigação sobre o caso e apresentar para o Plenário um parecer que pode indicar a suspensão do exercício do mandato do vereador num prazo que não seja superior a 30 dias, a perda do seu mandato ou o arquivamento.
De acordo com o presidente da Comissão de Ética, Aloízio, o depoimento de Tigrão ocorreu de forma tranquila e as perguntas levadas pelos vereadores visaram à apuração do que consta no processo, referente às declarações do parlamentar em programa de rádio. “Estamos buscando esclarecer essa situação para podermos, por meio de um relatório, indicar o resultado do nosso trabalho, depois que a investigação que nos compete for concluída”, disse Aloízio.
A Comissão de Ética foi criada na Sessão Ordinária do dia 28 de setembro. A primeira reunião de trabalhos dos integrantes foi no último dia 1º. Antes do depoimento de Tigrão ser iniciado nesta quinta, houve a leitura da defesa prévia do vereador.
Segundo o Código de Ética, os trabalhos da Comissão de Ética Parlamentar, quando não forem relacionados à perda de mandato, como é o caso de Tigrão, já que a Corregedoria, em relatório prévio, indicou perda temporária do mesmo, correrão pelo prazo de 30 dias, prorrogáveis por igual prazo, para que seja exarado parecer que, então, será analisado pelos vereadores em Plenário. Na próxima segunda, 19, às 17h, Aloízio, Dinho e Luisinho realizam nova reunião de trabalhos.