Atividade cultural, já incluída no calendário oficial de eventos da cidade, aconteceu na noite desta quarta-feira, 7, no Teatro Nair Bello
A 11ª edição do Vida Iluminada Entre Amigos, evento multicultural criado para chamar atenção da sociedade para as dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, destacando principalmente o trabalho desenvolvido pelo coral Vida Iluminada, formado por usuários do Centro Educacional João Fischer Sobrinho, ocorreu na noite desta quarta-feira, 7, no palco do Teatro Nair Bello, com música, teatro, poesia e dança. A realização é da Prefeitura, Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Unimed-Limeira, Associação Mulher Unimed-Limeira (Amul), Colégio Portinari e Câmara, por meio do gabinete do vereador Farid Zaine (Pros), com o apoio das secretarias de Educação e Cultura, Orenir Festas e Decorações, Bazar 12 Tribos e Salão Bonitah.
No início das apresentações, falaram sobre o projeto Vida Iluminada Entre Amigos alguns dos envolvidos na sua organização; entre eles, Farid; a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama Deise Hadich, que também representou o prefeito Paulo Hadich; Paula Bocaiuva Forster, que representou o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom); Adriana Vasconcelos, da comissão organizadora e coordenadora do João Fischer Sobrinho, área visual; Marli Aparecida Bilatto de Oliveira, diretora pedagógica do Portinari; e Célia Lara, da Amul.
Para Farid, um dos responsáveis pela ideia do Vida Iluminada Entre Amigos e também autor da lei que o inseriu no calendário oficial do município, há muitos acertos no evento, mas a ideia mais marcante é a de reunir tantos talentos, das mais diferentes modalidades artísticas, numa única noite. “Os artistas participantes se entregam com muito carinho à proposta, movidos pelo competente trabalho de toda a equipe do João Fischer e pelo talento do Vida Iluminada”, disse o vereador.
O coral Vida Iluminada foi levado ao palco do Nair Bello pelos corais Canto Afro Infantojuvenil e Afro Thulany, os três coordenados pelo músico José Donizete dos Santos, o Bomba. Integrantes do Vida Iluminada também arrancaram gargalhadas da plateia com um esquete de teatro, dirigido por Evandro Leite, e emocionaram com dois números de dança, organizados por Silvana Minetto Borges, além de uma participação solo de Jéssica Luzia Pereira, que faz parte do Vida Iluminada. Houve apresentações ainda do projeto Canto de Mulher e a noite foi encerrada com um show do tradicional grupo Avena, que participou pela primeira vez do evento.
Estudantes do Colégio Portinari interpretaram uma poesia em homenagem ao Vida Iluminada Entre Amigos. Seis estudantes da instituição de ensino foram vendados no início do evento e permaneceram sem enxergar nada do que acontecia até o fim do projeto. O objetivo da comissão organizadora era fazer com que os alunos vivessem e sentissem, por algumas horas, as dificuldades dos deficientes visuais e entendessem a importância de políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão.