Concurso de Redação da Câmara recebe 250 textos

No total, 13 escolas participam

Data de publicação: 08/10/2015 11:49 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A segunda edição do Concurso de Redação Vinicius de Moraes, idealizado pela vereadora Erika Tank (Pros) e realizado pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, já supera as expectativas: foram recebidas 250 redações de 13 escolas participantes. Em 2014, foram 95 textos, de 11 instituições de ensino. A cerimônia de premiação para as melhores redações ocorre no próximo dia 23, às 19h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan. O apoio ao projeto é da Odebrecht Ambiental e a comissão que o organiza no Legislativo é formada pelos parlamentares Farid Zaine (Pros), Dr. Júlio (Democratas) e Wilson Cerqueira (PT).

Neste ano, o tema trabalhado é “Água corrente, água doente: fonte de vida, risco de morte”. “Não podemos deixar de discutir esse assunto que já há muito tempo preocupa a humanidade, tornando cada vez mais necessária a conscientização por parte de todos quanto ao uso da água”, declarou a idealizadora do concurso, Erika Tank. De acordo com ela, a realização dessa atividade na Câmara contribui e incentiva os alunos das escolas limeirenses para a prática da redação e pesquisa sobre os temas que são trabalhados.

Diretora da Escola Legislativa, Mara Jaqueline de Oliveira destacou a participação das escolas no concurso. “Acreditamos que esse projeto colabora também com o incentivo ao hábito da leitura, ação que merece sempre elogios, pois incentivar nossos alunos a lerem e buscarem argumentos para defenderem seus posicionamentos é sempre essencial”, completou.

Participam as escolas Organização Einstein de Ensino, EE Paulo Chaves, Colégio Portal Anglo, Etec Trajano Camargo, Colégio Barão de Limeira, Colégio Aprovado, Sesi 340, EE Luigino Burigotto, EE Arlindo Silvestre, Colégio Novo Acadêmico, Colégio São Benedito, Colégio São José e Colégio Jandyra.

Segundo Mara, algumas escolas adotam as redações do Concurso Vinicius de Moraes como atividades avaliativas do bimestre, como o Colégio São José e a Organização Enstein. “Quando essa informação chegou ao nosso conhecimento, ficamos muito contentes, porque acreditamos que é graças ao empenho das escolas participantes que esse projeto se fortalecerá cada vez mais”, afirmou.

Surpresa com a notícia das avaliações das redações, Erika Tank também celebrou a informação. “Quando criamos uma atividade e ela é adotada de maneira tão carinhosa a gente fica ainda mais entusiasmado e busca unir parcerias para que ela se destaque ainda mais”, comentou a vereadora.

A professora e coordenadora da área de língua portuguesa da Organização Einstein, Luciene Cristina Cezário, opinou sobre o tema trabalhado pelo concurso neste ano. “Repensar nossas ações rotineiras e reverter o processo de poluição e da escassez da água potável são os desafios da sociedade atual”, disse. Para ela, o projeto, além de premiar e incentivar a leitura e a produção escrita, propõe a discussão de assuntos com relevância para a sociedade.

 

SERVIÇO

Premiação do Concurso Vinicius de Moraes, com a revelação dos três primeiros lugares nas quatro categorias (I – nono ano do Ensino Fundamental / II – primeiro ano do Ensino Médio / III – segundo ano do Ensino Médio / IV – terceiro ano do Ensino Médio)

23 de outubro, às 19h

Plenário Vereador Vitório Bortolan – Câmara

Rua Pedro Zaccaria, 70 – Nova Itália